O vocabulário no ensino e aprendizagem de uma L2

Data
2013
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Ensinar o vocabulário numa turma de língua estrangeira. Tem-se vindo a descobrir, desde há alguns anos, a importância do facto lexical na aprendizagem das L2 ou estrangeiras. Este modesto trabalho pretende somente fazer o ponto da situação dos conhecimentos acumulados por certos linguistas, psicolinguistas e didatas, antes de libertar algumas orientações “renovadas” quanto à seleção e ensino do vocabulário. Como ensinar o vocabulário hoje? Tentando sobretudo testar os nossos conhecimentos e práticas fomos levados a: -analisar o processo de aprendizagem e as estratégias do aluno em função das recentes teorias da psicologia cognitiva. - explorar as implicações destas conceções sobre o ensino e aprendizagem da competência lexical em língua estrangeira. A palavra revelando uma natureza demasiado caprichosa, apoiamo-nos sobre a noção de Unidade Lexical, enquanto entidade mínima para avançar propostas relativas à aprendizagem em contexto escolar e numa perspetiva comunicativa do vocabulário estrangeiro, ancorado na língua espanhola.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Português e Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Língua espanhola , Ensino/aprendizagem , Vocabulário
Citação