Qual o papel do educador de infância enquanto mediador no processo de aquisição da linguagem na educação pré-escolar?

Data
2011
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
A elaboração do atual relatório de estágio contempla a realização de um estágio na Instituição de Solidariedade Social, Infantário de Vila Real, desde o mês de outubro de dois mil e dez ao mês de maio de dois mil e onze. Desta forma, este documento, apresenta algumas considerações gerais no âmbito da caracterização do ambiente educativo, refira-se a descrição do meio, da Instituição, da sala de atividades e do grupo, considera a conceção e o desenvolvimento do currículo, trata-se da apresentação do Projeto Curricular de Grupo e da exposição da atividade educativa, tal como a sua respetiva avaliação, tendo em conta os suportes teóricos que apoiam a prática educativa em contexto pré-escolar, concluindo procura tecer algumas posições críticas relativas ao papel do Educador de Infância enquanto mediador no processo de aquisição da linguagem na Educação Pré-escolar.
The elaboration of the present internship report includes the realization of an internship in a Social and Solidarity Institution, Infantário de Vila Real, since Octobre 2010 until May 2011. So, this document, presents some general considerations in the characterizacion of the educational environment, referring to the descripion of the surroundings, of the Institution, of the activities room and the group, considers the conception and the development of the curriculum, it is the presentation of the Curricular Project Group and the exposer of the educational activity, as their respective evaluation, tanking into account the theoretical supports which support the educational practice in pré-school. Concluding, it looks to make some critical positions conserning the role of the Kindergarden Teacher as a mediator in the process of language acquisition in Pre-school Education.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar
Palavras-chave
Prática pedagógica , Educação pré-escolar , Educadores de infância , Aquisição da linguagem
Citação