Relatório de Atividade Profissional

Data
2017-02-07
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Este relatório revela e reflete a nossa experiência de vida de atividade docente, ao longo de mais de 20 anos na área da Educação Física, desenvolvida no Instituto D. João V, instituição do Ensino Particular e Cooperativo situada na Vila do Louriçal, concelho de Pombal. Esta reflexão desenvolve-se a partir das dificuldades sentidas pela disciplina de Educação Física, nomeadamente nas escolas deste tipo de ensino, que ano após ano tem visto diminuir a sua importância nos currículos dos alunos, pela redução da carga horária semanal, com as consequências que isso acarreta no valor formativo de crianças e jovens. A análise do trabalho desenvolvido reporta ao período de 2009/10 a 2013/14 e teve por base os quatro domínios do relatório de autoavaliação docente do Ensino Particular e Cooperativo, designadamente: Domínio A - Competência para lecionar, onde são descritas e analisadas as atividades e funções desempenhadas na lecionação das aulas; Domínio B - Competências profissionais e de conduta, onde é analisado o trabalho cooperativo com colegas, a partilha de conhecimentos e dinamização de atividades e projetos; Domínio C - Competências sociais e de relacionamento, onde se inclui o trabalho realizado na direção de turma e direção de curso e Domínio D - Competências de Gestão, onde é explanado o trabalho desenvolvido como Coordenador de Departamento bem como na Comissão de Avaliação de Desempenho. Nesta reflexão revelam-se expetativas, dificuldades, vitórias e experiências vividas, procurando demonstrar de que forma o nosso percurso influenciou e nos tornou, os profissionais que hoje somos. Apesar do sucesso alcançado no desempenho das várias funções, temos consciência que continuarão a existir obstáculos que nos levarão a cometer falhas, devendo continuar a manter um espírito lutador e autorreflexivo, pois só assim se poderá ir mais além no desempenho das funções pelas quais se tem menos apetência, como é exemplo o desempenho do cargo de Diretor de Turma.
This report reveals and reflects about our life experience for more than 20 years as Physical Education teachers at Instituto D. João V, a private school located in Louriçal, a small town in the county of Pombal. This reflection starts with the difficulties brought upon Physical Education, especially at this type of schools, where the subject’s importance in the students’ curricula has been decreasing year after year due to the reduction of the weekly schedule, with all the consequences it brings to the value of the formation we are providing to our children and youngsters. The analysis of the work developed goes back to the school years 2009/10- 2013/14 and it was based on the four domains of the self-evaluation report for private schools’ teachers, namely: Domain A – Teaching skills, which describes and analyses the activities developed during classes, as well as the teachers’ tasks; Domain B – Professional skills, which includes cooperative work among teachers, the sharing of knowledge and the development of activities and projects; Domain C – Social and relational skills, referring to the work done by the class and course director, and Domain D – Management skills, which explains the work developed as a Department Coordinator and as a member of the Teachers’ Evaluation Commission. This reflection reveals expectations, difficulties, achievements and experiences with the purpose of showing how our path has influenced us into becoming the professionals we are today. In spite of the success achieved in the several functions, we must be aware of the fact that the obstacles yet to come will make us fail but we must also keep up the fighting spirit and the ability to question ourselves. Only in this way will it be possible to go further in the fulfillment of the functions for which one has less will, as it happens in the case of the position of class director.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Educação física , Ensino/aprendizagem , Escola , Desenvolvimento profissional , Coordenação de departamento
Citação