O treino funcional: aplicabilidade no desporto escolar

Data
2017-02-07
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
A elaboração deste relatório de intervenção profissional, é o culminar de um percurso profissional já com alguns anos de experiência de trabalho com crianças, que continua inacabado, pois cada dia, mês ou ano, contribui para enriquecer ainda mais o processo de aprendizagem e crescimento profissional. Para que esse processo seja de sucesso e obtenha resultados visíveis nos objectivos que nos são impostos e propostos, tudo terá de estar assente numa planificação constante, rigorosa, ambiciosa e uma procura constante de novo conhecimento científico e pedagógico que nos permita fazer uma reflexão abrangente para poder crescer como profissionais, obtendo com isso resultados práticos muito mais eficazes, indo ao encontro das necessidades dos alunos e suas expectativas. Assim sendo, este relatório assenta numa descrição mais pormenorizada de uma intervenção prática, planeada e baseada em investigação e formação adquirida ao longo dos anos de trabalho na área da educação física e do desporto com crianças mas também com adultos. Licenciado em Professores do Ensino Básico na variante de educação física, o seu trabalho como profissional na área da actividade física centrou-se na polivalência, nos ginásios como monitor de musculação, personal trainer e instrutor de aulas de grupo, nas piscinas como monitor de natação e instrutor de hidroginástica e nas escolas onde ao longo de alguns anos lectivos desenvolveu o seu trabalho no Desporto Escolar especialmente na modalidade de atletismo. Este relatório é um culminar do conhecimento científico ao serviço da experiência prática e aborda esses anos lectivos em que desenvolveu e aplicou toda a sua experiência como profissional, em várias áreas da actividade física e especifica o trabalho realizado com um dos grupos equipa do Desporto Escolar na modalidade de atletismo. Este método de treino funcional visa desenvolver as capacidades físicas através do treino de movimentos das actividades quotidianas e das actividades reais do praticante de actividade física e desporto. Os exercícios escolhidos deverão ter as mesmas características de contracção, coordenação, velocidade, amplitude do movimento e posição corporal, D’elia, R. e D’elia, L. (2005) e Liebenson, C. (2006). Baseado nestes pressupostos, a intervenção prática foi orientada e organizada em função das especificidades das disciplinas abordadas na modalidade de atletismo e o relatório reflecte e reporta-se a todo o processo bem como ao planeamento anual, sendo que, constatamos no término da sua implementação que a aplicação de exercícios funcionais, permitiu desenvolver e melhorar as capacidades físicas dos alunos praticantes de atletismo do Desporto Escolar e melhorar a aprendizagem das habilidades motoras nas especialidades da modalidade em causa.
The candidate has a University degree in Physical education, his work as a professional in the area of physical activity has demonstrated versatility, in gyms as a monitor of bodybuilding, personal trainer and instructor of group classes, in swimming pools as a monitor and water aerobics instructor and in schools where over the course of a few school years developed their work in “school sports” in most of them in athletic’s. This report is based in some of those school years where he developed and applied all of his experience as a polyvalent professional, in different areas of physical activity in a “school sports team groups” in athletics. To the school, and his practice with students of School Sport, he tooked a lot of knowledge and experience gained in training methods of physical abilities with functional exercises in the gyms. This method of functional training aims to develop the physical skills through practice of everyday activities and movements of the actual activities of the practitioner of physical activity and sport. The exercises chosen should have the same characteristics of contraction coordination, speed, range of motion and body position, D'elia, R. and D'elia, L. (2005) and Liebenson, C. (2006). Based on these assumptions, the lessons were planned for the year, three times per week and were complemented with competition: internal and external to the school. Given that, the methodology was used depending on the material and human conditions, having to be adapted to the age group concerned, and we can conclude that the results obtained using functional exercises allowed us to develop and improve the physical capabilities of athletics students of School Sports and improve the learning of motor skills in specialties of the sport.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Atividade física , Capacidade física , Desporto escolar
Citação