Relatório sobre a atividade profissional desenvolvida na Direção de turma: 3º ciclo do Ensino Básico

Data
2016
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente trabalho é um relatório de atividade profissional enquanto diretora de turma, construído de forma reflexiva, abrangendo os anos letivos de 2010/2011 a 2014/2015. Procura-se desta forma contribuir para o aumento do reportório de estratégias e competências de docentes, particularmente daqueles que exercem funções de direção de turma, perseguindo o objetivo de melhorar a eficácia do ensino e o sucesso da aprendizagem. Antes da apresentação da prática profissional, é feito o enquadramento teórico das funções / competências legais do diretor de turma, sendo também abordadas as relações com os restantes intervenientes no processo educativo: alunos, encarregados de educação e docentes que constituem o conselho de turma. A prática profissional encontra-se explanada por anos letivos, individualmente considerados. Nos primeiros três anos, foi dada continuidade à mesma turma, com alunos de estatuto socioeconómico alto, motivados para a aprendizagem mas com alguns comportamentos desadequados à sala de aula, e com encarregados de educação que participavam ativamente no processo escolar. Nos últimos dois anos, é relatada a direção de uma turma com alunos de estatuto socioeconómico baixo, com falta de empenho e motivação para frequentar a escola, e encarregados de educação pouco participativos no processo educativo. São abordadas todas as situações problemáticas e desafios que se colocaram ao diretor de turma nas suas relações com os restantes intervenientes no processo educativo. Nas várias situações de conflito relatadas, são consideradas as estratégias que foram utilizadas para lidar com a situação e os resultados obtidos, sendo certo que não existe uma estratégia correta a utilizar, mas apenas mais adequada face a cada situação em concreto e ao seu contexto. É também abordado o evoluir das relações entre os intervenientes no processo educativo, num processo dinâmico de aprendizagem para todos os envolvidos. Para a diretora de turma em particular, essa aprendizagem foi também resultado do acumular de experiência e aquisição de competências para a função ao longo dos anos.
This paper is a report of a professional practice as class director, built from a reflexive analysis, covering the academic years from 2010/2011 to 2014/2015. We aim to contribute to the increase of the repertoire of strategies and skills of teachers, particularly those who have class direction tasks, pursuing the objective of improving the effectiveness of teaching and learning success. Before the presentation of the professional practice section, we analyzed the theoretical framework of functions / legal obligations / responsibilities of the class director, also addressing the relations with other actors in the educational process: students, parents and teachers which take part in the class council. The professional practice is organized by academic years, each considered individually. As class director, we followed the same class throughout the first three years, with high socio-economic status students, motivated to learn but with some inappropriate behaviors in the classroom, and parents who participated actively in the educational process. In the last two years, we report the direction of a class with students of low socio-economic status, lack of commitment and motivation to attend school, and parents with little participation in the educational process. We address all the problems and challenges that the class director met in its relations with other actors in the educational process. For the various conflicts reported, we consider the strategies that have been used to deal with the situation and the results obtained, since there is no proper strategy to use but only a more suitable strategy, facing each specific situation and its context. We also discuss the evolution of relations between actors in the educational process, involving a dynamic learning process for all. For the class director in particular, this learning was also the result of the accumulation of experience and skills to the role over the years.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Diretores de turma , Escola , Família , Alunos , Professores
Citação