Jogos para aquisição de linguagem

Data
2017-02-22
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Resumo
O Jogo, como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem, ainda encontra alguma resistência. A sua aplicação requer muito trabalho e empenho por parte do professor que o quer realizar, com o objetivo de motivar e captar a atenção dos seus alunos para estes adquirirem e assimilarem conhecimentos. Contudo, só a palavra jogo acarreta no ensino, desde sempre, algum preconceito, pois não associamos só ao lúdico, mas também à brincadeira e à falta de rigor científico. Este relatório procura dar uma visão da importância dos jogos no processo ensino aprendizagem e de como estes podem ser usados no processo de aquisição de uma língua. Assim, tendo em conta a realidade atual e todo o avanço tecnológico, nós, professores, podemos e devemos fazer uso de todos os meios que nos rodeiam para tornarmos a realidade na sala de aula desafiante e atual, pois a nossa finalidade primordial é melhorar o processo de aprendizagem. Desta forma, cabe ao professor responsável pelo processo de ensino e de aprendizagem não só a escolha dos recursos a levar a cabo, como também a seriedade com que estes são encarados e aplicados. Assim, se conseguirmos ultrapassar o preconceito associado ao jogo, podemos usálo como nosso “cúmplice”. Portanto, devido à variedade de estímulos que os jogos facilitam, não só de caráter cognitivo, mas também social, os jogos devem passar a fazer parte da realidade escolar e ser cada vez mais vistos pelo professor como uma alternativa séria e produtiva, que motiva os alunos, os envolve no processo de aprendizagem, contribuindo para o sucesso da sua aprendizagem. Um dos objetivos deste Relatório com caráter dissertativo é tentar dar uma perspetiva de como o jogo deve pode ser usado eficazmente como estratégia de ensino e de aprendizagem, averiguando como esta aplicação intervém no processo de ensino e de aprendizagem atual, através da referência a exemplos de atividades lúdicas realizadas.
The game as a teaching tool in the teaching-learning process still faces some opposition. Its implementation requires a lot of work and commitment from the teacher who wants to accomplish, in order to motivate and capture the attention of their students for these to acquire and to assimilate knowledge. However, the word Game, in the teaching process, entails some prejudice because we do not only connect the game to the playful, but also to the joke and to the lack of scientific rigor. This report seeks to provide a view of the importance of games in the teaching-learning process and how these can be used in the learning process of a language. Thus, taking into account the current reality and the technological advances, we as teachers can and should make use of all the means that we have and need to offer more challenging and actual classes because our only goal is to improve the learning process. In this way, the teacher is responsible, not only for the choice of resources to carry out, as well as for the seriousness with which they are perceived and applied. So, if we can overcome the prejudice associated with the game, we can use it as our accomplice. Therefore, due to the variety of incentives that the games make possible, not only of cognitive nature, but also social, games should become part of school reality and be increasingly seen by the teacher as a serious and productive alternative. This study aims to offer a perspective of how the game should enter into the classroom, checking as this application acts in the current teaching-learning process through examples of leisure activities.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e de Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Jogo , Ensino/aprendizagem , Competição , Cooperação , Educação
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