Teatro universitário de Trás-os-Montes e Alto Douro: projeto para a implementação do teatro no percurso académico e para (re)ativação do TUTRA

Data
2017-03-03
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Resumo
O teatro, durante toda a sua vida, já passou por diversas adversidades mas nunca deixou de existir, sempre provando ao mundo a sua vontade de viver. Desde o auge, à decadência, esta arte já fez história, já educou, já revolucionou, já deslumbrou gerações atrás de gerações, sobrevivendo mesmo à mais dura privação. Nos dias de hoje, a cultura não assiste aos seus melhores dias, sendo algo desvalorizado pela sociedade que necessita mais dela do que pode imaginar. Pretendo com o seguinte documento desmitificar esta arte, dar a conhecer o seu valor para cada um e para todos num só. Não apenas como meio de produção de espetáculo, não desvalorizando, mas como vertente educativa universal. Demonstrar o quão preciosa esta seria quando implementada nas escolas e na comunidade quando direcionada por profissionais de área, detetar o que está de errado no plano curricular de ensino para que esta não seja leva a sério pela sociedade, perceber de que forma é que esta arte poderia ser vantajosa para todos. Através do ensaio realizado no projeto de estágio trabalhado no Teatro Universitário de Trás-os-Montes e Alto Douro, pretendo mostrar que é realmente difícil recuperar em membros mais adultos os anos onde esta vertente educativa não esteve presente, mas também, o quanto mesmo nestas condições, a prática do teatro pode fazer a diferença na vida de cada um, nunca descorado que quando esta prática é realizada num teatro e a inscrição no Teatro Universitário é voluntária e que parte do nosso trabalho terá de ser direcionada para a criação de espetáculo. Para encontrar este método ideal, ponho em confronto várias poéticas/estáticas teatrais desenvolvidas ao longo dos anos, para perceber onde se encontra o equilíbrio destas, poiso trabalho no Teatro Universitário tem de ser equilibrado entre trabalho social e individual e técnico-teatral.
Drama, throughout his life, has gone through many hardships but never ceased to exist, always proving to the world their will to live. From the peak, to decay, this art has already made history, has educated, has revolutionized, he has dazzled generations after generations, even surviving the harshest deprivation. Today, culture is not watching their best days, and something devalued by society that needs it more than you can imagine. I intend with the following document demystify this art, to make known its value for each and for all in one. Not only as a means of spectacle production, not depreciating, but as a universal educational component. Demonstrate how valuable this would be when implemented in schools and in the community as directed by area professionals, sense what is wrong with the curriculum of teaching so that it is not serious by society, to understand how it is that this art It could be advantageous for all. Through trial on stage project worked in the University Theatre of Tras-os-Montes and Alto Douro, I want to show that it is really difficult to recover in most adult years where this educational component members was not present, but also, how even in these conditions, the practice of theater can make a difference in the lives of each one, never bleached when this practice is carried out in a theater and enrollment in the University Theatre is voluntary and that part of our work must be directed to the creation of spectacle. To find this ideal method lay in confrontation several poetic / theatrical static developed over the years, to see where the balance of these, perching work in the University Theatre has to be balanced between social and individual and technical and theatrical work.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Teatro
Palavras-chave
Expressão dramática , Teatro universitário
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