Defasagens ortográficas em alunos do 1º ano do ensino médio na cidade de Maracanaú e uma proposta da supervisão para solução do problema: a retextualização

Data
2017-03-03
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Projetos de investigação
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Resumo
Trabalho cujo tema são defasagens ortográficas em alunos do Ensino Médio na cidade de Maracanaú. Foi estabelecida a seguinte hipótese: os alunos da cidade de Maracanaú chegam ao Ensino Médio com defasagens, especialmente as defasagens ortográficas, sendo, essa, a dificuldade com a qual nos confrontamos e que pretendemos resolver. A pesquisa desenvolveu-se com o objetivo de verificar referida hipótese, para cuja comprovação foram elaborados dois instrumentos para coleta de dados, -um questionário para os alunos e uma entrevista para os professores, tendo sido os mesmos analisados a partir de instrumentos elaborados para tal. Como dados obtidos por meio de análise qualitativa podem, também, ser analisados quantitativamente, os dados conseguidos com a pesquisa através dos informantes, além de permitirem a comprovação da hipótese, ou seja, que os alunos da cidade de Maracanaú chegam ao Ensino Médio com defasagens ortográficas, permitiram, também, classificar e tipificar os erros ortográficos encontrados. A análise de dados colhidos com as entrevistas, permitiu a comprovação de que os professores percebem o problema e tentam combatê-lo. Está aqui, então, o valor da investigação, - as adições ao entendimento do problema, ou seja, que as defasagens, entre elas as ortográficas, trazidas para o Ensino Médio, prejudicam o entendimento de outras disciplinas, impedindo que os alunos avancem na aquisição de conhecimentos na etapa final da educação básica. Outra importante contribuição do trabalho é trazer à luz uma proposta da Supervisão Pedagógica para superar o problema, - a Retextualização, que pode ser aplicada em todas as disciplinas, sem prejuízo dos conteúdos.
This Work whose theme is orthographic lags in high school students in the city of Maracanaú has the following hypothesis: the students of the city of Maracanaú come to high school with lags, especially orthographic, being this, the difficulty with which are faced and we intend to solve. The research was developed with purpose verify that hypothesis, for which tools were developed for data collection, and these analyzed from instruments drawn up for this. As data obtained through qualitative analysis can also be analyzed quantitatively, the data obtained through research by the informants, besides allowing proving the hypothesis, allowed also classify and typify the misspellings found. Data analysis also allowed the evidence that teachers realize the problem and they try to fight it the way it is possible, since the subject under study is still not seen as a high school problem. Here, then, the value of research, - the additions to the understanding of the problem, namely that the lags, including the orthographic, brought to the high school, they damage understanding other the disciplines and prevent students from moving forward through knowledge acquisition in the final stage of basic education. Another important contribution of this work is to bring forth a proposal for Pedagogical Subordination to overcome the problem, - the retextualization, which can be applied in most disciplines, without prejudice to the content.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Supervisão Pedagógica
Palavras-chave
Leitura , Escrita , Ortografia , Defasagens ortográficas , Retextualização
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