Educação e formação de adultos: uma percepção da formação de professores em Timor-Leste

Data
2016
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O relatório que se apresenta decorre da reflexão empreendida em torno da Educação de Adultos, apoiada na experiência profissional desenvolvida nos contextos educativos nos últimos cinco anos da carreira docente. Fundamenta-se no campo da construção científica e concretiza-se num discurso interpretativo das vivências experienciadas, constituindo a história de vida profissional, no contexto do exercício de formadora de adultos. Centrado na Formação de Adultos em Timor-Leste, com este relatório pretende-se apresentar um quadro geral da situação da Língua Portuguesa e do seu ensino em Timor-Leste, contextualizar o percurso profissional realizado e refletir sobre a pertinência das aprendizagens efetuadas ao longo da minha carreira profissional. Organizou-se um referencial teórico sustentado, abordando conteúdos fundamentais, através de um enquadramento teórico, esclarecendo algumas noções essenciais, conceitos e princípios de Educação de Adultos. Refletiu-se sobre cada um deles, com o intuito de se estabelecerem os impactos no desenvolvimento profissional esperado, através do percurso profissional. O presente trabalho tem também como propósito refletir acerca da formação de professores, principalmente no que se refere à formação contínua, nomeadamente em práticas pedagógicas específicas para a complexidade que o processo de ensinar uma língua a adultos implica e exige. Para tal, contextualizou-se a presença da Língua Portuguesa em Timor-Leste, através da apresentação de dados históricos, analisando o papel desta língua na formação de uma identidade cultural timorense e apresentando, muito brevemente, o panorama linguístico atual, onde a língua portuguesa está inserida. Finalmente realiza-se um balanço sobre a experiência profissional no desempenho da prática docente no que concerne ao Ensino de Adultos.
The presented report is the result of a reflection on Education for Adults, sustained by the professional experience developed during the last five years within the teaching career. Grounded on the scientific construction campus and executed through an interpretative speech of the experiences, making it the story of the professional life, on the context of the actions executed during Adult Teaching. Based on the Developing of Adults in East-Timor, the goal of this report is to display the general layout of the Portuguese Language and its teaching in East-Timor, to expose the background of the professional path taken and to reflect on the specificities of the knowledge acquired. A sustained set of theoretical references was organized, bracing fundamental subjects reflected on a theoretical background, clarifying some essential notions, concepts and principles of Education for Adults. A reflection on each of them was executed to establish the impact on the expected professional development, through the processional path. The current work also sets as an objective the reflection on the training of the teachers, especially regarding the continuous training and its specific pedagogical practices related with the complexity adjacent to the process of teaching an idiom to adults. To achieve this goal, the background of the Portuguese Language in East-Timor was presented through historic data, by analyzing the role of the idiom in the development of the cultural identity and by displaying, briefly, the current linguistic scenario where the Portuguese idiom is included. Finally, a review of the professional experience acquired during the execution of the Education for Adults is presented.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Educação de Adultos
Palavras-chave
Educação de adultos , Timor-Leste , Formação , Aprendizagem , Experiência profissional , Professores , Formação contínua
Citação