O ensino do futsal no Agrupamento de Escolas de Valpaços: estudo de caso da turma 9.º C

Data
2017-03-21
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Este Relatório sobre a Atividade Profissional do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, apresenta não só uma descrição do trabalho que desenvolvemos, enquanto professor de Educação Física no Agrupamento de Escolas de Valpaços mas também sobre pertinentes e sucintas considerações acerca do percurso profissional desde 1991 até hoje. Apresentamos ainda uma pertinente reflexão crítica da atividade profissional na análise da prática relacionando-a sempre com o contexto escolar e disciplinar. Referente à prática na escola, acrescentamos também uma análise sobre a temática do ensino da modalidade de futsal no Agrupamento de Escolas de Valpaços desde a elaboração, análise e operacionalização da unidade didática acerca do desempenho evolutivo dos nossos discentes no ano letivo de 2015/2016. A metodologia empiricamente usada foi analisar estrategicamente a aplicação de uma unidade didática de futsal numa turma especifica do 9º ano Turma C, do 3º ciclo de escolaridade sem experiência prévia e quando associada à prática concomitante da modalidade nas aulas e nos pavilhões gimnodesportivos disponíveis no agrupamento. Os participantes deste estudo eram constituídos por 16 alunos do sexo feminino e 5 alunos do sexo masculino que não são praticantes de futsal em contexto de desporto federado. O efeito da aplicação da unidade didática de futsal (de somente 10 aulas) foi avaliado no que se refere ao conhecimento das regras de futsal e habilidades técnicas (passe, receção, condução de bola, drible e remate) assim como do conhecimento tático. Após a sua operacionalização permitiu-nos concluir que a aplicação de uma unidade didática de futsal nestes alunos, sem experiência prévia da modalidade, melhoram os níveis de sucesso nos parâmetros avaliados assim como produzem efeitos positivos significativos no desempenho motor técnico-tático e no conhecimento geral das regras da modalidade. No final, pretendemos que este documento acrescente uma refinada melhoria da prática profissional de docente de educação física, evidenciando os aspetos positivos e aqueles a melhorar ou corrigir no futuro.
This report on the Master of Professional Activity in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education, presents not only a description of the work we do, as a teacher of Physical Education in Valpaços Group of Schools but also on relevant and succinct considerations about the route professional from 1991 to today. We also present a relevant critical reflection of professional activity in the practice of analysis relating it always with the school and disciplinary context. Referring to the practice in the school, also added an analysis on the subject of futsal modality of education in Valpaços Group of Schools from the preparation, analysis and implementation of the teaching unit about the evolutionary performance of our students in academic year 2015/2016. The methodology empirically used was strategically analyze the application of a teaching unit of futsal in a class specifies the 9th year Class C, 3rd education cycle without previous experience and when associated with concomitant practice of sport in classes and sports halls available in the pool. Participants in this study consisted of 16 female students and 5 male students who are not futsal practitioners in the context of federated sport. The effect of the application of the teaching unit of futsal (only 10 classes) was evaluated with regard to knowledge of futsal rules and technical skills (passing, receiving, ball driving, dribbling and shooting) as well as the tactical knowledge. After his operation allowed us to conclude that the application of a teaching unit futsal these students without previous experience of the sport, improve the levels of success in the evaluated parameters as well as produce significant positive effects on the technical and tactical engine performance and overall knowledge the rules of the sport. In the end, we intend that this document adds a refined improvement of professional practice of teaching physical education, highlighting the positive aspects and those to improve or correct in the future.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Educação física , Ensino/aprendizagem , Desenvolvimento profissional , Habilidade motora , Futsal , Unidade didática , Conhecimento de regras
Citação