Bem-estar psicológico em estudantes do 1º ano do ensino superior: relação com um programa de tutoria, a atividade física e a perceção de suporte social

Data
2017-03-21
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Resumo
Conhecer a perceção de bem-estar psicológico nos estudantes do ensino superior possibilita o delinear de intervenções e programas de acordo com as necessidades específicas desta população, de modo a responder aos seus problemas e promovendo o sucesso académico (Burris, Brechting, Salsman & Carlson, 2009; Cooke, Bewick, Barkham, Bradley & Audin, 2006). O presente estudo teve como objetivos verificar se o programa de tutoria tem efeitos na perceção sobre o bem-estar psicológico de jovens a frequentar o 1º ano do ensino superior, verificar se o bem-estar psicológico se relaciona de forma positiva com a atividade física e verificar se existem diferenças de género quanto ao bem-estar psicológico e à prática da atividade física. Os participantes foram 362 estudantes de uma Universidade do Norte de Portugal a frequentar o 1º ano do primeiro ciclo, dos quais 203 integraram o programa de tutoria e 159 não frequentaram o programa. Utilizaram-se como instrumentos o Questionário Sociodemográfico elaborado para este estudo; o Questionário de Frequência de Atividade Física (Haskell et al., 2007) e o Questionário General Health Questionnaire – GHQ-12 (Goldberg & Williams, 1988 cit. por Borges & Argolo, 2002) adaptado à população portuguesa por Fernandes e Vasconcelos-Raposo (2012). Os resultados apontam que o programa de tutoria não tem efeitos no bem-estar psicológico dos estudantes do 1º ano e que o bem-estar psicológico se relaciona de forma positiva com a atividade física. Relativamente ao género, não se verificaram diferenças relativamente ao bem-estar psicológico. No entanto, verificou-se que os estudantes do sexo masculino praticam atividade física vigorosa em mais dias da semana do que as estudantes do sexo feminino, e a duração dessa atividade física vigorosa é também mais elevada no sexo masculino.
The research of the psychological well-being in the university students can lead to interventions and programs adequated to the specific needs of this population, in order to better respond to their problems and promoting academic success (Burris, Brechting, Salsman & Carlson, 2009; Cooke, Bewick, Barkham, Bradley & Audin, 2006). This study aimed to verify if a mentorship program has effects on the psychological well-being of young first year university students, to verify if the psychological well-being is positively related with physical activity and to observe if there are gender differences in psychological well being and physical activity. Participants were 362 students from an University in the North of Portugal who attend the first year of the first cycle. About 203 participants integrated the mentoring program and 159 did not attend the program. The instruments used were a sociodemographic questionnaire developed for this study; a questionnaire about the frequency of physical activity (Haskell et al., 2007) and the General Health Questionnaire - GHQ-12 (Goldberg & Williams, 1988 cit by Borges & Argolo, 2002) adapted to the Portuguese population by Fernandes and Vasconcelos-Raposo (2012). The results show that the mentoring program has no effect on psychological well-being of first year students and the psychological well-being is positively related with physical activity. With regard to gender, there were no differences in the psychological well-being. However, it was found that the male students practice vigorous physical activity more days weakly than female students, and the duration of vigorous physical activity is also higher in male.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação
Palavras-chave
Alunos do ensino superior , Atividade física , Tutoria , Estudantes universitários , Bem-estar psicológico
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