Capoeira e emoções: a expressão das emoções no género feminino em Workout de capoeira

Data
2017-03-27
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O desenvolvimento da presente investigação-ação pretendeu mostrar as potencialidades de um conteúdo não convencional no contexto da Educação Física Escolar portuguesa, centrando-se na análise da expressividade emocional de estudantes aquando da aplicação prática da Capoeira Gímnica. Reconheceu-se nesta modalidade distintas manifestações que derivam das suas formas específicas de expressão, muitas delas concorrentes com os objetivos propostos no programa elaborado pelo Ministério da Educação e Cultura, em Portugal. Embora a Capoeira não faça parte das modalidades presentes no currículo escolar português, consideramos, após uma observação atenta que os princípios fundamentais da Capoeira se revelam adaptáveis às matérias constantes do Programa Nacional de Educação Física tal como as práticas corporais de luta, as práticas gímnicas, as rítmicas expressivas e os jogos tradicionais e populares. O objetivo primordial deste trabalho foi identificar e analisar as emoções expressas por estudantes universitários praticantes de Capoeira na vertente Workout Gímnico 1x1 para as situações sociomotrizes de cooperação sem competição, tendo em conta a generalidade e a especificidade das emoções, o género envolvido e o tipo de relação misto equitativo e misto desigual. A metodologia empregue seguiu o método quase experimental (Campbell e Stanley, 1963) e aplicou-se o instrumento denominado GES (Games and Emotion Scale) para a identificação das emoções. Utilizou-se o Microsoft Excel 2010 para a análise dos dados. Nesta investigação consideraram-se variáveis dependentes - Emoções: Positivas, Negativas, Ambíguas, e independentes – Género (Masculino/Feminino), Tipo de Relação (Mulher x Mulher, Homem x Mulher), e Grupo de movimentos (membros superiores; membros inferiores – circulares e semicirculares, lineares, esquivas). Para o desenvolvimento da exercitação no workout 1x1 de Capoeira foi elaborado um protocolo próprio de execução, aplicado em duas sessões distintas de 80 minutos, constituída a primeira, a partir da relação misto equitativo e a segunda pela relação misto desigual. A amostra deste estudo estruturou-se em face da sistemática adotada para a análise dos dados e em função das variáveis tipo de relação e género, de forma distinta. Foi considerado o conjunto populacional do estudo, constituído por 20 indivíduos universitários de ambos os sexos (10 M/10 F), visto ocorrer o desenvolvimento da atividade através da estrutura relacional misto equitativo e misto desigual. Todavia, considerando-se a análise dos dados segundo o género, somente se teve em conta os resultados expressos pela amostra dos 10 indivíduos do sexo feminino, apesar da sua relação com o sexo oposto no desenvolvimento da segunda sessão. Após a recolha de dados concluímos que as emoções positivas foram as mais expressivas para os indivíduos do sexo feminino nas atividades de natureza cooperativa de caracter gímnico através do workout 1 x 1 de Capoeira, independentemente do tipo de relação aplicada. As expressividades emocionais alegria e a felicidade foram as emoções mais expressivas em ambas as sessões, não se tendo verificado diferenças significativas quando os indivíduos do sexo feminino se relacionaram quer com outros do mesmo género quer com os do género masculino.
The development of this research-action is meant to show the potential of a non- conventional content in the context of the Portuguese Physical Education School, focusing on the analysis of the students’ emotional expressivity in the practical application of Gymnic Capoeira. There are distinct manifestations recognized in this modality that derive from their own specific forms of expression, many of them affiliated with the objectives proposed in the curriculum officially designed by the Ministry of Education and Culture, in Portugal. Although Capoeira is not one of the modalities present in the Portuguese school curriculum, it is considered, after a careful observation, that the fundamental principles of Capoeira are proving adjustable to the subjects contained in the National Program of Physical Education such as the corporal practices of fight, the gymnic practices, the expressive rhythmic and the popular and traditional games. The primary goal of this work was to identify and analyse the emotions expressed by university students when practicing Capoeira in the strand of Gymnic Workout 1x1, in sociometric situations of cooperation without competition, taking into account the students’ emotions both in general and in particular terms, as well as the genre and the type of relation relationship female – female and female – male. The methodology followed the method quasi experimental (Campbell and Stanley, 1963) and it was applied the instrument called GES (Games and emotion Scale) for the identification of emotions. It was used the Microsoft Excel 2010 for data analysis. In this research it was considered as dependent variables - Emotions: Positive, Negative, Ambiguous, and Independent - gender (male/female), type of relationship (female x female, male x female), and group of movements (upper limbs; lower limbs - circulars and semicircular, linear, dodges). For the development of exercising in workout 1x1 of Capoeira a protocol of implementation was designed, which was applied in two different sessions of 80 minutes, the first being female – female and the second female – male. This study’s sample was structured bearing in mind the system that was adopted for data analysis and according to the variables “type of relationship established” and “gender” in a distinct way. It was taken into account the study group, constituted by 20 college students of both genders (10 male/ 10 female), once the activity was developed according to the structure equitable-mixed relationship and uneven-mixed relationship. It should be mentioned that taking into account data analysis according to gender, the results of the sample constituted by the 10 male individuals were the only ones that were considered, in spite of their relationship with the opposite sex, which occurred during the second session. After data collection, it was concluded that the positive emotions were the most meaningful for the female individuals in the gymnic cooperative nature activities through the workout 1 x 1 of Capoeira, regardless the type of relation applied. Joy and happiness were the most expressive emotions in both sessions, with no significant differences when the female individuals related both with others of the same genre and of the male gender.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Educação física , Capoeira (jogos populares) , Emoções
Citação