Capacidade cognitiva e relações sociais nos idosos institucionalizados: influência das danças tradicionais portuguesas na capacidade cognitiva e nas relações sociais de idosos institucionalizados

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2017-04-10
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Resumo
O envelhecimento é um fenómeno que atinge todos os seres humanos, sendo um processo caracterizado como dinâmico, progressivo e irreversível, intimamente ligado a fatores biológicos, psíquicos e sociais. Não existe no entanto, consenso no que diz respeito ao limite temporal para a terceira idade, existindo apenas a certeza de que esta fase da vida é acompanhada por um declínio gradual das mais diversas funções subjacentes à concretização das atividades de vida diárias, manutenção do papel social e da saúde. A presente investigação pretende avaliar a influência das danças tradicionais portuguesas na capacidade cognitiva e nas relações sociais de idosos institucionalizados. Um estudo com idosos institucionalizados serviu de objeto à investigação de forma a permitir a inferência da relação das variáveis em estudo. A recolha de informação consistiu na implementação de um plano de danças tradicionais portuguesas, realizado 2 vezes por semana (60 minutos por sessão), durante 12 semanas, a uma amostra de 26 idosos institucionalizados de Lar e Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia de Murça, sendo a recolha de informação quantitativa, realizada antes e depois do programa a fim de estudar em que medida o mesmo contribui para a progressão das capacidades cognitivas e relações sociais dos idosos institucionalizados. Com os dados recolhidos através dos instrumentos de avaliação – Mini mental State, caminhar 6 minutos (Rikli and Jones), o questionário de sociometria, e a Escala Subjetiva de Esforço, realizou-se um estudo descritivo simples, transversal, de natureza quantitativa. No final da investigação, foi possível identificar a influência do programa de danças tradicionais na capacidade cognitiva dos idosos institucionalizados. No que diz respeito às relações sociais, foram encontradas evidências de que no caso do sexo masculino se verifica a melhoria das relações sociais, não se verificando o mesmo para o sexo feminino.
Aging is a phenomenon that affects all human beings, being a process characterized as dynamic, progressive and irreversible, closely linked to biological, psychological and social factors. There is however consensus regarding the time limit for the elderly, with only the certainty that this phase of life is accompanied by a gradual decline of the various functions underlying the realization of daily life activities, role maintenance social and health. This research aims to evaluate the influence of traditional Portuguese dances in cognitive ability and social relationships of institutionalized elderly. A study with institutionalized elderly served as the object of research to allow the inference of the relationship of the variables under study. The information gathering was the implementation of a plan of traditional Portuguese dances, held 2 times a week (60 minutes per session) for 12 weeks, to a sample of 26 institutionalized nursing home and Holy Day Centre House of Mercy Murça, and the collection of quantitative information, performed before and after the program to study the extent to which it contributes to the progression of cognitive capacities and social relationships of the institutionalized elderly. Using the data collected through the assessment tools - Mini Mental State, walk 6 minutes (Rikli and Jones), the sociometry questionnaire, and Subjective scale effort, there was a simple descriptive, cross-sectional, quantitative. On the investigation roll out, it was possible to identify the traditional dance program influence on the cognitive capacity of the institutionalized eldery. Regarding to social relations, evidences were found that in the case of males is verified that improves social relations and the same is not an evidence for females.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Gerontologia, Especialização em Atividade Física e Saúde no Idoso
Palavras-chave
Gerontologia , Envelhecimento , Dança , Socialização , Estimulação cognitiva
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