A utilização das histórias na abordagem dos conteúdos no pré-escolar e no 1º ciclo do ensino básico

Data
2017-04-10
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Com o presente trabalho pretendo relatar, de forma crítica, a prática de ensino supervisionada desenvolvida na unidade curricular de Estágio I (Educação Pré-Escolar). Esta unidade consta do plano de estudos do Mestrado em Ensino da Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico que integra a oferta educativa da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. A prática de ensino supervisionada integra a componente prática da formação desse curso e faculta a atuação (estágio) dos formandos no contexto de Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo estabelecido um período de um semestre para a permanência em cada um dos contextos. O enfoque deste relatório dissertativo são as histórias infantis e a sua utilização como estratégia pedagógica na abordagem dos conteúdos das diferentes áreas curriculares, no pré-escolar. No que concerne à metodologia que suportou a componente prática, destaca-se o facto de as histórias operarem como instrumento de integração, que funciona como núcleo global das aprendizagens, combinando objetivos e conteúdos de diferentes áreas curriculares que sustêm as atividades que ocorrem ao longo de uma semana. Assim, através das histórias, as aprendizagens surgem de forma integrada e articulada, tornando-se mais eloquentes e mais atrativas e, concludentemente, mobilizadas com maior facilidade pelas crianças em outros contextos.
With the present work I intend to report critically the supervised teaching practice developed in the curricular unit of stage I (PreSchool Education). These units are set out in the plan of studies of the Masters degree in education and teaching of Preschool 1st cycle of Basic Education that integrates the provision of education of the University of Trás-os-Montes e Alto Douro. The practice of supervised teaching integrates the practical component of training of this course and provides the actuation (stage) of trainees in the context of PreSchool Education and 1st cycle of Basic Education, being established a period of one half to stay in each one of the contexts. The focus of this report textual are the stories children and its use as a pedagogical strategy in the approach to contents of the different areas of the curriculum, in preschool. With regard to the methodology that endured the practical component, highlights the fact that the stories operate as an instrument of integration, which works as global core of the learning, combining objectives and content from different curriculum areas, which sustain the activities that occur during a week. Thus, through the stories, learning appear in an integrated way and articulated, becoming more eloquent and more attractive and conclusively proves, used with greater ease by children in other contexts.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Palavras-chave
Educação pré-escolar , Histórias
Citação