Capacitação dos ajudantes de ação direta de estruturas residenciais para pessoas idosas em primeiros socorros e prevenção de acidentes

Data
2017-05-05
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Resumo
O presente relatório visa descrever, de forma crítico-reflexiva orientada pelas competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária e de Saúde e Pública, as etapas preconizadas na metodologia do planeamento em saúde. Resultou das atividades do Estágio desenvolvido na Unidade de Cuidados na Comunidade Vila Real 1, do Agrupamento de Centros de Saúde Douro I – Marão Douro Norte, no período de 08 de setembro de 2014 a 23 de janeiro de 2015. No âmbito do diagnóstico em saúde foi priorizada a necessidade de formação em primeiros socorros e prevenção de acidentes não intencionais, em ajudantes de ação direta de duas estruturas residenciais para pessoas idosas, da área de abrangência da referida unidade, devido ao défice de conhecimentos e à formulação explícita de necessidades de formação nestes domínios. Também o Programa Nacional de Prevenção de Acidentes 2010-2016 (Direção-Geral da Saúde, 2010) salienta o facto dos acidentes não intencionais constituírem um grave problema de saúde pública e a Organização Mundial de Saúde (2005) recomenda que o setor da saúde deve implementar intervenções em ambientes específicos. Desenvolveu-se um estudo longitudinal para avaliar os conhecimentos em primeiros socorros, suporte básico de vida e prevenção de acidentes não intencionais. Neste sentido, foi desenvolvido um projeto de intervenção tendo como objetivo geral promover a capacitação dos ajudantes de ação direta em primeiros socorros e prevenção de acidentes, de estruturas residenciais de pessoas idosas sedeadas na área geodemográfica da Unidade de Cuidados na Comunidade Vila Real 1. Do projeto de intervenção constam três sessões formativas, orientadas segundo os pressupostos da educação de adultos. Foi construído um questionário construído por três partes e uma grelha de observação de competências em Suporte Básico de Vida. A recolha de dados relativa aos conhecimentos em primeiros socorros, suporte básico de vida e prevenção de acidentes não intencionais foi efetuada em dois momentos ou cortes transversais (momento 1 e momento 2). No que respeita à avaliação de competências em suporte básico de vida, efetuou-se num único momento de recolha de dados, que coincidiu com o momento 2. Os 31 participantes no projeto de intervenção eram todos do sexo feminino, com uma média de idades de 39,77 anos (dp=11,9), compreendidas entre 19 e 64 anos, verificando-se que 41,9% possuía o terceiro ciclo do ensino básico. Após seis meses da implementação do plano formativo, obtivemos ganhos em conhecimentos sobre: i) primeiros socorros - nomeadamente sobre procedimentos antes de abordar a vítima; na situação de hemorragia nasal; na situação de hipoglicemia; na situação de queda; em caso de eletrocussão em caso de intoxicação medicamentosa ii) suporte básico de vida - no tempo recomendado para a avaliação da respiração espontânea e eficaz; sobre os procedimentos perante uma pessoa que não respira; a relação entre compressões torácicas/ventilações nas manobras de reanimação; procedimentos na posição lateral de segurança; e iii) prevenção de acidentes não intencionais - sinalética de situações de risco; segurança dos equipamentos residenciais; relação do risco de acidente com fatores intrínsecos como: a orientação espácio- temporal, acuidade auditiva e visual. Verificamos que, seis meses após a implementação do plano formativo, foram desenvolvidas competências em suporte básico de vida, nomeadamente, avaliação das condições de segurança; avaliação do estado de consciência; segundo pedido de ajuda; execução das compressões torácicas; execução da posição lateral de segurança; obstrução ligeira da via aérea; obstrução grave da via aérea – execução de pancadas interescapulares. Os resultados obtidos relevam a importância de dar continuidade a este projeto de intervenção, equacionando dinâmicas e processos formativos que assegurem, aos ajudantes de ação direta, uma intervenção segura dirigida aos idosos que, pelas próprias características inerentes ao processo de envelhecimento, integram um grupo vulnerável a situações que colocam em risco a vida.
The aim of this report is to describe in a critical and reflexive way, guided by the abilities of the Specialist Nurse in Community Nursing and Public Health, the steps recommended in health planning methodology, developed at the Unidade de Cuidados na Comunidade Vila Real 1, do Agrupamento de Centros de Saúde Douro I – Marão Douro Norte, from September 8, 2014 to 23 January 2015. Under the health diagnosis it was prioritized the need to train for first aid and prevention of unintentional injuries, direct action helpers in two residential structures for elderly people in the area, which the unity in cause can embrace, due to the lack of knowledge and the explicit formulation of training needs in these areas. Also the National Program for Prevention of Accidents 2010-2016 (DGS, 2010), resembles the fact that unintentional injuries represent a big public health problem and the OMS (2005) recommends that the health department should implement interventions in specific environments. In this respect, an intervention project with the general objective of promoting the training of direct action helpers in first aid and prevention of unintentional injuries in residential structures domiciled elderly people in the catchment area of the Care Unit Community in Vila Real 1. Given the project characteristics settled within the adult education, there are three formative sessions. It was built a questionnaire composed by three parts and a skills observation grid in Basic Life Support. A descriptive and longitudinal study, guides by a quantitative approach was developed. The data recoil about the knowledge in first aid and prevention of unintentional accidents was effectuated in two moments. The assessment of skills in basic life support was made in a single moment of data collection which coincided with moment 2. The 31 participants of the project were all from the female gender with an age average of 39,77 years (dp =11,9), aged between 19 and 64 years , in which 41,9% have the ninth grade of basic education . Six months after the implementation of the training plan, it was obtained knowledge in first aid, basic life support and prevention of unintentional accidents, as well as developed skills in basic life support. The results obtained reveled the importance of the continuity of this project, equating dynamics and formative processes to ensure by the direct action helpers, a safe intervention with an age group that due to the characteristics inherent to the aging process are more vulnerable to situations that endanger life. After six months of implementation of the training plan, we achieved gains in knowledge of: i) first aid - in particular on proceedings before approaching the victim; the nosebleed situation; in hypoglycemia; in fall situation; in the event of electrocution in case of medicine intoxication ii) basic life support - the time recommended for the evaluation of spontaneous and effective breathing; on the proceedings of a person who does not breathe; the relationship between chest compressions / ventilations in resuscitation maneuvers; procedures in the recovery position and iii) prevention of unintentional injury - Signs of risk situations; Safety of household equipment; accident risk compared with intrinsic factors such as: the spatio-temporal orientation, hearing and visual acuity. We verified that six months after the implementation of the training plan were developed skills in basic life support, in particular, evaluation of safety conditions; Assessment of the state of consciousness; According aid application; Execution of chest compressions; Performing the recovery position; light airway obstruction; severe airway obstruction - execution interescapulares strokes. The results reveal the importance of continuing this intervention project, equating dynamics and training processes that ensure, to the direct action helpers a safe intervention aimed to older people who, due to the characteristics inherent to the aging process, incorporate a vulnerable group to situations that endanger life.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Enfermagem Comunitária
Palavras-chave
Enfermagem em saúde comunitária , Serviços de saúde para idosos , Instituições residenciais , Primeiros socorros , Prevenção de acidentes , Capacitação profissional
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