A animação sociocultural e a leitura: estudo de caso efetuado na Biblioteca Municipal de Mesão Frio

Data
2017
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
A leitura reveste-se de uma importância crucial na vida do homem. O hábito de ler pode e deve ser estimulado em todas as faixas etárias, preferencialmente desde tenra idade, para que a criança assimile que ler é algo importante e prazeroso, contribuindo para que venha a tornar-se num adulto culto, ativo e astuto. Promover a leitura é uma das funções da Animação Sociocultural, motivando o indivíduo a ler através de atividades realizadas no âmbito da promoção da leitura. Neste sentido, o animador desempenha um papel fundamental na medida em que tem a árdua tarefa de motivar o indivíduo para a sua prática, tarefa esta que não se revela nada fácil perante o enorme leque de solicitações que a sociedade atual oferece. Para melhor alcançar o seu objetivo, a Biblioteca e o animador tem ao seu dispor uma panóplia de técnicas de animação que podem facilitar o seu trabalho, tornando a prática da leitura mais interessante e aliciante. A presente investigação consiste num estudo de caso ao longo do qual se constata a existência de reduzidos hábitos de leitura entre a população de um concelho do interior. Os resultados permitiram concluir também a existência de frequências médias baixas de incentivo à leitura. Constatamos, ainda, que os participantes nas atividades de promoção da leitura realizadas na Biblioteca, atribuem níveis altos de importância a todas elas e que sentem que ocorreram mudanças nos seus hábitos de leitura após a participação nas mesmas, existindo um incremento nas suas práticas de leitura. A maioria crê ser importante que existam atividades entre a terceira idade e as crianças/jovens e que estas ajudaram a mudar a visão que possuíam da outra geração, contribuindo assim para aproximar gerações.
Reading is believed to be of crucial importance in the human life. The reading habit can and should be stimulated in all age groups, preferably from an early age, so that the child assimilates that reading is something important and pleasurable, contributing to the child’s growth in becoming an educated, active and astute adult. Promoting reading is one of the Sociocultural Animation’s functions, motivating the individual to read through activities performed in the reading promotion. In this sense, the impeller has a fundamental role since he has the arduous task of motivating the individual for its practice, revealing that the task is not easy towards the enormous range of solicitations that the modern society has to offer. In order to best achieve his goal, the impeller has at his disposal a wide range of animation techniques that may help making the job less arduous, turning the practice of reading even more interesting and attractive. Throughout our investigation we carried out a study case in which we found the existence of reduced reading habits amongst the population. The results also allowed us to conclude that there are medium-lower frequencies of reading incentives. We have also found out that the participants in the reading promotion activities conducted in the library, attribute high levels of importance to all the activities and that these participants feel that there have been changes in their reading habits, after their participation in the activities, and that there was an increase in their reading pattern. The majority believes it is important that there are activities between the elderly and children/young people and that these activities have helped change their view about the other generation and have also contributed to bring generations closer.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Animação Sociocultural
Palavras-chave
Animação sociocultural , Leitura , Animação , Bibliotecas públicas , Educação intergeracional , Relações intergeracionais
Citação