Desenvolvimento profissional no início de carreira de docentes do ensino de história: da academia à realidade

Data
2017
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Resumo
O início de carreira em qualquer profissão é normalmente motivo de medos, receios, expectativas, esperanças e ansiedades. A presente tese é decorrente dessas inquietações observadas ao lecionar na educação básica e da formação de professores de História, considerando que esses profissionais geralmente se encontram sozinhos diante dos seus alunos, com o objetivo de ensinar o passado com significado para o presente. Nesse sentido, esse trabalho questionou o atual choque de realidade desses docentes, tendo em vista que o profissional trabalha com a mudança social e até que ponto esse professor está mais preparado para a docência ou para a pesquisa historiográfica. Além disso, o levantamento do perfil desse profissional auxiliou para compreendê-lo de maneira holística. O foco do estudo esteve nos professores de História da região de São José dos Campos-SP, com no máximo três anos de experiência. Metodologicamente, desenvolveu-se a pesquisa mista no qual a análise quantitativa- com 45 questões realizadas a 46 professores - ofereceu base para aprofundar esse estudo com 13 professores por meio da análise qualitativa. Os resultados foram cruzados entre si e relacionados com a bibliografia pertinente. As análises demonstraram que esse profissional tem saído de sua formação inicial com aspectos mais propensos à pesquisa do que à docência. O choque de realidade é ainda mais intenso em razão do baixo salário e dificuldade didática, além de alunos desmotivados e com sérias dificuldades de aprendizagem. No entanto, constatou-se que a formação focada na pesquisa pode ser vista como um fator positivo. O professor de História deve ser também um historiador e aqueles que conseguem ressignificar os saberes tendem a ter melhores resultados. Quanto ao choque de realidade, percebeu-se que, se assimilado para o crescimento e para a própria formação, poderá ser benéfica, pois se aprende com os erros. Igualmente, se não for bem ressignificada e articulada para a formação poderá ser fator de frustação e desânimo com a profissão.
The beginning of any professional career usually causes fears, expectations, hopes and anxieties. The present thesis is a result of these concerns observed in basic education teaching process and the History teachers training, considering that these professionals generally find themselves alone with their students with the purpose of teaching the past with meaning for the present. In this sense, this study inquired the existing reality shock of this group, considering that the professional works with social change and if this teacher is better prepared for teaching or for historiographical research. In addition, the profile survey of this expert helped us to understand it in a holistic way. The focus of this study was on the History teachers from São José dos Campos-SP region, with a maximum of three years of experience. Methodologically, a mixed methods research was developed in a quantitative analysis - with 45 questions to 46 teachers - provided a basis for developing this study with 13 teachers through qualitative analysis. The results were cross-referenced and discussed over a relevant literature. The analyze demonstrated that this professional has left his initial training with aspects more oriented to research than to teaching. The reality shock is even more intense due to lower salary and didactic difficulty, as well as an environment of students who are unmotivated and have serious learning difficulties. However, the study demonstrates that research-focused training can be seen as a positive factor. The History teacher must also be a historian and those who can resignify the knowledge tend to have better results. As for the reality shock, it has been realized that if assimilated to their own knowledge development and qualification, it can be beneficial, based on lesson learning. Equally, if it is not well resignified and articulated for the professional formation, it can be a factor of frustration and discouragement with their carrer.
Descrição
Tese de Doutoramento em Ciências da Educação
Palavras-chave
Desenvolvimento profissional , História , Historiador , Formação de professores
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