DSpace
 

Repositório da UTAD >
TD - Teses e Dissertações >
TD - Dissertações de Mestrado >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/7877

Title: O papel das lideranças intermédias na gestão do agrupamento de escolas: os coordenadores de estabelecimento
Authors: Pinto, Eugénia Lucinda Castro
Advisor: Carvalho, Maria João de
Issue Date: 17-Jul-2017
Description: Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Administração Educacional
Abstract: O trabalho tem por objeto de estudo o papel do coordenador de estabelecimento com a intenção de conhecer as representações dos docentes relativamente ao papel desempenhado pelo coordenador de estabelecimento para gestão do agrupamento. Este problema emerge da constituição dos agrupamentos de escola que em si agregam vários estabelecimentos de ensino. Neste âmbito, a figura do coordenador de estabelecimento apresenta-se, para nós, como relevante na medida em que, se por um lado tem um espaço próprio em que exerce as suas funções, por outro reconhece-se a importância da sua relação com o diretor para o funcionamento do agrupamento, fazendo uso dos modelos cultural, politico e democrático. Para o efeito, realizamos uma investigação de natureza qualitativa e quantitativa, de multicasos, usando como técnicas de recolha de dados as entrevistas, os questionários e para interpretação dos dados a análise de conteúdo à custa de vários quadros de categoria criados para o efeito. A articulação entre os coordenadores de estabelecimento e a direção do agrupamento é feita tendo em conta determinados valores, como o respeito pelos direitos e valores da condição humana e pela responsabilidade, à luz das competências consagradas na legislação em vigor.
This assignment has, as its study object, the role of the establishment’s coordinator with the intention of better understanding the teachers’ representations relatively to the role undertaken by the establishment’s coordinator for the management of the school groupings. This problem is aroused by the constitution of school groupings which involve several teaching establishments. Therefore, the establishment’s coordinator is behold, to us, as relevant mainly because, on the one hand, has its own space in which it performs his/her tasks. On the other hand, it is highly recognizable the importance of the coordinator’s relationship with the principal for the functioning of the school grouping making use of the cultural, political and democratic models. For this purpose, we have undertaken a quantitative and qualitative research of multi-cases, using as techniques of data collection: interviews and questionnaires. For the interpretation of the data, we have used the analysis of the content based on several categorized charts created for this purpose. This articulation between the establishment’s coordinator and the board of the school grouping is made bearing in mind certain values such as the respect for the rights and values of the human condition and by sheer responsibility, having the competences consecrated by the law as its undeniable basis.
Keywords: Gestão escolar
Liderança
Coordenadores
URI: http://hdl.handle.net/10348/7877
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:

File Description SizeFormat
msc_elcpinto.pdf3.29 MBAdobe PDFView/Open
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace DeGois RCAAP Comodo Valid XHTML 1.0! DSpace Software Copyright © 2002-2010  Duraspace - Feedback