A recolha seletiva com fins de reciclagem como princípio de educação ambiental

Data
2017-08-17
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Resumo
Abordar a necessidade de sensibilização do público sobre os problemas ambientais, fomentando a participação nos processos de decisão e o senso de responsabilidade pessoal, com consequente motivação no âmbito do Desenvolvimento Sustentável tem sido tema recorrente nos encontros ao redor do mundo. Devido a fatores diversos, como escassez de recursos financeiros, a falta de apoio técnico e principalmente a falta de consciencialização da população local em relação às consequências da não reciclagem para a saúde da comunidade e para o meio ambiente, tem-se hoje a recolha e o destino final dos resíduos como fonte de grandes problemas de muitas cidades do Brasil, nomeadamente problemas de ordem ambiental, sanitária, económica e social. A escola como espaço social é o local onde o aluno deve ser sensibilizado para as ações ambientais para que fora do âmbito escolar seja capaz de dar sequência ao seu processo de socialização, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis. A Educação Ambiental pretende promover uma contínua reflexão que culmine numa mudança de mentalidade. Assim, a recolha seletiva com fins de reciclagem como principio de educação ambiental mostra uma luz ao fundo do túnel quando coloca o ser humano consciente de seu papel com a natureza e com mudanças firmes em seus paradigmas com relação ao planeta onde vive. Enquadrada neste contexto surge a atual dissertação, cujo objetivo foi o de perceber a eficiência da recolha seletiva para fins de reciclagem, como um pilar básico para o inicio de educação ambiental, através da capacidade dos alunos de uma escola de educação básica brasileira em absorver e repassar aos seus familiares os princípios e benefícios desta recolha para o Meio Ambiente, potenciando a construção de valores e práticas de conservação para um ambiente mais sustentável.
Address the need for public awareness of environmental issues by encouraging public participation in decision-making and the sense of personal responsibility, with consequent motivation in the context of Sustainable Development has been a recurring theme in meetings around the world. Due to several factors, such as lack of financial resources, lack of technical support and especially the lack of awareness of the local population regarding the consequences of not recycling to community health and the environment, we have today the collection and end destination of waste as a source of major problems in many cities in Brazil, namely environmental, health, economic and social problems. The school as a social background and where students should be aware of the environmental initiatives, able to increase their socialization process outside the school environment, contributing to the formation of responsible citizens. Environmental education, therefore intends to promote continuous reflection culminating in a change of mentality. Thus, the selective collection with recycling purposes as environmental education principle shows a light at the end of the tunnel reinforcing the awareness of the individual role with nature and with firm changes in their paradigms with respect to the planet where you live. Framed in this context, emerge the current dissertation, whose objective was to understand the efficiency of selective collection for recycling purposes, as a basic pillar for the beginning of environmental education, through the students’ ability in a Brazilian basic education school to absorb and pass on their families the principles and benefits of this collection for the environment, promoting the construction of values and conservation practices to a more sustainable environment.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Engenharia do Ambiente
Palavras-chave
Reciclagem , Recursos naturais , Desenvolvimento sustentável , Educação ambiental
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