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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/8126

Title: Tecnologia espacial no cotidiano da sala de aula
Authors: Gonçalves, Marianina Impagliazzo
Advisor: Escola, Joaquim José Jacinto
Issue Date: 2017
Description: Tese de Doutoramento em Ciências da Educação
Abstract: O presente trabalho “Imagens de satélite no cotidiano da sala de aula: uma proposta metodológica para o ensino das ciências e para a comunicação educativa”, tem como objetivo central comprovar que as imagens de satélite disponibilizam informações que constroem conceitos geocientíficos que suportados pela comunicação educativa promovem uma aprendizagem significativa. Para contextualizar teoricamente a temática abordada procedeu-se a uma ampla revisão bibliográfica, procurando os autores de referência das diversas áreas, a literatura mais atualizada e a diversificação das fontes, como livros, dissertações, teses, artigos em revistas indexadas. A problemática abordada centra-se no favorecimento à aquisição de conhecimentos geocientíficos que permitem a apreensão e compreensão da realidade do mundo globalizado através das imagens de satélite como recurso pedagógico que acreditamos alicerçada na Teoria da Modificabilidade Cognitiva, desenvolvida por Reuven Feuerstein se traduz como condição “sine qua non” para se atingir uma positiva modificabilidade no indivíduo e a geração de uma aprendizagem significativa postulada por Ausubel. O Brasil é hoje o maior distribuidor de imagens de satélite do mundo, entretanto, é necessário que os professores conheçam a linguagem imagética utilizada pelo sensoriamento remoto na representação do espaço para que possam inseri-las em sua prática pedagógica para que as novas tecnologias façam parte da realidade escolar. Assim foi estruturada uma metodologia de leitura de imagens tendo como suporte teórico a Estética da Recepção de Wolfgang Iser e os docentes participantes da pesquisa foram capacitados para o desenvolvimento dos conceitos dos Parâmetros Curriculares Nacionais Meio Ambiente com uso das imagens de satélite através da metodologia ativa de ensino. Para a recolha de dados foi estabelecida uma estreita parceria com 14 professores das disciplinas Geografia e Biologia e 214 alunos dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental em três unidades educacionais particulares com respeitabilidade em seus bairros pela prestação de seus serviços e situadas em áreas geográficas distintas do Município do Rio de Janeiro – Brasil - com atendimento a um público diversificado que apresenta variações nos Índices de Desenvolvimento Humano Municipal. A pesquisa contemplou dois momentos distintos, entretanto complementares, o primeiro de caráter quantitativo com a aplicação para os alunos que formaram os grupos de controle e experimental os pré-teste e pós-teste onde foram trabalhados os conceitos de Espaço, Paisagem, Território, Região, Lugar, Rede e Escala utilizando as imagens de satélite e os resultados submetidos a tratamento e análises estatísticas. O segundo momento, de tipo qualitativo, privilegiou-se a análise de conteúdo para os diários de aula dos professores, das três unidades pesquisadas. Através dos resultados estatísticos obtidos pelos testes foi constatado que há maior necessidade de investimento nas unidades escolares com relação a utilização das TICs e qualificação dos docentes decorrentes das necessidades educativas da sociedade da informação e do conhecimento. Também ficou evidente que sistematizar e problematizar vivências com práticas de professores e alunos utilizando novos meios e recursos inovadores de ensino no processo de comunicação educativa contribuem para a construção de conceitos significativos e um projeto consciente e consistente de educação A pesquisa permitiu observar que na sociedade contemporânea do pouco que conhecemos em relação ao conhecimento produzido nos chega por intermédio das diferentes tecnologias que, por sua vez, constroem imagens do mundo, o que acarreta uma relação natural com as mesmas, a partir de uma postura de familiaridade com os códigos e símbolos imagéticos.
The present work, "Satellite Images in the Everyday of the Classroom: A methodologically proposal for the teaching of sciences and for educational communication", has as central objective to attest that satellite images provide information which build geoscientific concepts that when supported by educational communication promote a significant learning process. To theoretically contextualize the approached theme a broad literature review was carried out, searching for the authors of reference in various areas, the most up to date literature and the diversification of sources, such as books, dissertations, thesis and articles in indexed publications. The explored problematic centers on the favoring of geoscientific knowledge acquisition as a means to promote an apprehension and comprehension of the reality of the globalized world through the satellite images as a pedagogical resource which we believe to be rooted in Reuven Feuerstein's Theory of Cognitive Modifiability, presenting itself as the conditio sine qua non to achieve a positive modifiability in the individual and the generation of a significant learning as postulated by Ausubel. Brazil today is the largest distributor of satellite images in the world, however, it is necessary for the teachers to be familiar with the imagetic language utilized by remote sensing in the representation of space so they can insert them in their pedagogical practice, therefore inserting new technologies in the daily school practice. Starting from this premise a methodology of image reading was formulated having as theoretical basis Wolfgang Iser's Reception Aesthetics and the teachers participating in the research were trained for the development of the Environmental National Curricular Parameters with the use of satellite images through an active teaching methodology. For the gathering of data a partnership with 14 teachers of Geography and Biology and 214 students from the 6th and 7th grade of high school in three separate private educational units with good respectability for their service in their neighborhoods situated in different geographical areas of the Municipality of Rio de Janeiro - Brazil - providing service to a diversified public displaying variations in the municipal Human Development Index. The research contemplated two differing yet complementary moments, the first of quantitative character with the application of pre-test and post-test to the students of the control and experimental group where the concepts of Space, Landscape, Territory, Region, Place, Network and Scale were discussed utilizing satellite images. The gathered data was submitted to statistical analysis. The second moment, of qualitative character, focused on content analysis of the class diaries of the teachers from the three researched units. Through the statistical results obtained by the tests it was ascertained a greater need for investment in the Technologies of Information and Communication of the researched educational units, as well as the better qualification of the teachers due to the educational needs of the information and knowledge society in which we live. It was also made evident that systematizing and problematizing experiences with teacher practices and students utilizing new means and innovative resources of learning in the process of educational communication contribute to the development of significant concepts and a consistent and conscious project of education. This researched allowed us to observe that in contemporary society very little of what we know in regards to produced knowledge arrives to us through the means of different technologies, which in turn construct images of the world producing a natural relationship with themselves from a standpoint of familiarity with its codes and imagetic symbols.
Keywords: Ensino das ciências
Aprendizagem
Imagens de satélite
Ecossistemas comunicativos
Conceitos geocientíficos
URI: http://hdl.handle.net/10348/8126
Appears in Collections:TD - Teses de Doutoramento

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