DSpace
 

Repositório da UTAD >
TD - Teses e Dissertações >
TD - Teses de Doutoramento >

Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/8127

Title: O ser criativo no ensino superior: uma abordagem artística na educação
Authors: Viana, Rebeca Sales
Advisor: Silva, Levi Leonido Fernandes da
Morgado, Elsa Maria Gabriel
Issue Date: 2017
Description: Tese de Doutoramento em Ciências da Educação
Abstract: A criatividade é um objetivo chave da educação. A necessidade de uma educação que desenvolva o potencial criativo das pessoas tem sido objeto de estudo e reflexão por inúmeros autores. Esta Tese investiga a criatividade tendo como foco a percepção de estudantes na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), localizada em Sobral (Estado do Ceará, Região Nordeste do Brasil). O objetivo geral da pesquisa é analisar e promover a criatividade em estudantes da UVA. Os objetivos específicos são: conhecer a percepção dos estudantes sobre criatividade; conhecer a autoavaliação dos estudantes sobre sua criatividade; traçar um perfil dos estudantes em relação ao seu potencial criativo; identificar fatores que podem inibir e potencializar a criatividade; propor um Programa de Desenvolvimento de Criatividade na universidade. A relevância do estudo está ancorada na proposição de ações que colaborem com da criatividade em estudantes universitários. Para atingir os objetivos propostos, utilizou uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa-ação, com uma amostra não probabilística de 30 indivíduos, que cursavam períodos e cursos diversos. A amostra foi formada por dois grupos distintos de estudantes: O primeiro grupo (G1), composto por indivíduos que participam do Programa Institucional de Iniciação Científica e o segundo grupo (G2) composto por indivíduos sem envolvimento em atividades de pesquisa. A pesquisa de campo procedeu a recolha de dados durante a ação denominada “Oficinas de viver: desenvolvendo o potencial criativo”. Estas Oficinas, com carga horária de 40 horas, foram realizadas com cada grupo participante da pesquisa (G1 e G2), totalizando 80 horas de atividade. Utilizou-se como instrumentos: a observação participante; o registro em Diário de Campo e em áudio e imagens. Para avaliar a criatividade dos participantes foi utilizado o Teste de Criatividade de Torrance “Pensando Criativamente com Figuras”. O conceito de criatividade e a autoavaliação dos estudantes sobre esse tema foram investigados através da aplicação de um formulário com perguntas abertas. Os principais resultados obtidos foram que os estudantes: demonstraram conhecer elementos fundamentais da criatividade, associando-a com criação, inovação, soluções de problemas e transformação; apresentaram uma avaliação negativa de si em relação à criatividade; demonstraram motivação e realizaram satisfatoriamente as atividades propostas; foi verificada evolução nos resultados do Teste Figurativo de Torrance; obtiveram resultados abaixo da média da população em geral (G1) e acima desta média (G2). Ao final desta Tese, as principais conclusões foram as seguintes: o fato de participar de projetos de pesquisa na universidade, não interferiu de modo significativo na visão de criatividade dos estudantes dessa amostra, mas conferiu uma autoavaliação mais negativa para o grupo G1; o grupo G2 sentiu-se mais à vontade para expressar suas habilidades criativas sem receio de ser questionado ou avaliado o que lhe permitiu uma evolução mais significativa no Teste Figurativo de Torrance; no término das Oficinas os estudantes passaram a identificar em si características criativas que antes não eram percebidas; essa percepção individual mais acurada a respeito de seu potencial influi na capacidade criativa. Esta Tese mostrou ainda que existem inúmeras possibilidades para ampliar a percepção de criatividade e, a partir delas, fortalecer a universidade.
Creativity is a key goal in education. The necessity of an education that develops the creative potential in people has been object of studies and analysis by uncountable authors. This thesis investigates creativity focusing on the perception of students at the University of Vale do Acaraú (UVA), located in Sobral (Ceará, northeastern Brazil). The overall objective of this research is to analyse and promote creativity in UVA’s students. The specific objectives are: to get to know the students' perception of creativity; to know the self-assessment of students on their creativity; to draw a profile of the students in relation to its creative potential; to identify elements that may inhibit and enhance creativity; to propose a Creativity Development Program at the university. The relevance of the study is anchored in proposing actions to collaborate with creativity in academic students. In order to achieve the proposed objectives, a qualitative approach, an action research type more specifically, has been employed with a non-probabilistic sample of 30 individuals who attended different periods and several courses. The sample was composed of two distinct groups of students: The first group (G1), composed of individuals participating in the Institutional Program for Scientific Initiation and the second group (G2) composed of individuals with no involvement in research activities. The field research carried out data collection during an action called "Workshops of living: developing the creative potential". These workshops, having a workload of 40 hours, were conducted with each participant group in the study (G1 and G2), totalling 80 hours of activity. The instruments employed were: participant observation; the record in Field Journal, audio and images. To assess the creativity of the participants the Torrance Test of Creativity "Thinking Creatively with Pictures" was applied. The concept of creativity and self-assessment of students on this issue were investigated by applying a form with open questions. The main results were that students: demonstrated to know basic elements of creativity, associating it with creation, innovation, problem solutions and transformation; they presented a negative evaluation of themselves in relation to creativity; they demonstrated motivation and satisfactorily carried out the proposed activities; a development in the results of the Torrance’s Figurative Test was verified; the students had scored below the average of the general population (G1) and above this average (G2). At the end of this thesis, the main conclusions were: the fact of participating in research projects at the university, did not interfere significantly in the creative vision of the students in the sample, but gave a more negative self-evaluation for the G1 group; G2 felt more comfortable expressing their creative skills without fearing being questioned or assessed which allowed its individuals a more significant increase in the Torrance’s Figurative Test; at the end of the workshops the students have come to identify within themselves creative features that were not perceived earlier; this more accurate individual perception about their own potential affects the creative capacity. This thesis also showed that there are numerous possibilities to expand the perception of creativity and, from them, strengthen the university.
Keywords: Criatividade
Ensino superior
Oficinas
Potencial criativo
URI: http://hdl.handle.net/10348/8127
Appears in Collections:TD - Teses de Doutoramento

Files in This Item:

File Description SizeFormat
phd_rsviana.pdf6.96 MBAdobe PDFView/Open
Restrict Access. You can request a copy!
FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis 

Items in Repository are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 

Dspace DeGois RCAAP Comodo Valid XHTML 1.0! DSpace Software Copyright © 2002-2010  Duraspace - Feedback