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Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/8156

Title: A interdisciplinaridade no ensino básico
Authors: Pereira, Carla Sofia Varges de Aguilar
Advisor: Mendes, Pedro Cabral
Issue Date: 2017
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física, nos Ensinos Básico e Secundário
Abstract: A natureza da disciplina de Educação Física é mais abrangente, ao invés do exclusivo domínio motor que fortemente a carateriza, pelo que o seu currículo apresenta condições para articular conteúdos com outras disciplinas. Desta forma será possível delinear-se um trabalho colaborativo entre os docentes das diversas disciplinas que compõem o currículo do 2º Ciclo do Ensino Básico. Não obstante os diversos constrangimentos que persistem na ação educativa, desde a formação inicial de professores até à forma de operacionalizar as metodologias de ensino, as escolas têm vindo a concretizar projetos de natureza interdisciplinar. Neste âmbito, foram desenvolvidas algumas experiências educativas que promoveram a interdisciplinaridade, na Escola Básica de Mira no ano letivo 1998/1999 denominada “Itinerários Ambientais” e as seguintes no Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho. No ano letivo 2013/2014, com a participação num projeto designado “Um salto para a descoberta”. No ano letivo 2014/2015, promoveu-se um projeto designado InterAgir, que versou sobre a interdisciplinaridade no 2.º ciclo do EB, para o 5.º ano de escolaridade. No referido projeto foi possível articular as disciplinas de Português, Educação Física, Educação Musical, Cidadania, Educação Visual e Educação Tecnológica. No ano letivo de 2015/16, levou-se a cabo uma experiência interdisciplinar denominada As Ciências Naturais e a Educação Física, entre as disciplinas de Educação Física e de Ciências Naturais no 6º ano do ensino básico. Pretendeu-se verificar se a articulação de conteúdos entre as disciplinas se repercutiu em benefícios no rendimento académico nas Ciências Naturais. O design experimental contemplou um pré e pós-teste na disciplina de Ciências Naturais. Os resultados apurados permitem-nos afirmar que o grupo experimental apresentou uma melhoria significativa entre a aplicação do pré-teste e do pós-teste. A articulação interdisciplinar, entre as duas disciplinas deste estudo, poderá ser um grande contributo para os alunos percecionarem a partilha de conhecimentos e a sua aplicabilidade em contexto real.
The nature of Physical Education is more inclusive, rather than the exclusively motor domain that strongly characterizes it, so its curriculum can articulate contents with other subjects. In this way, it will be possible to outline a collaborative work between the teachers of the various subjects that compose the curriculum of the second cycle of primary education. Despite the various constraints that persist in educational activity, from the initial training of teachers to the way they operationalize the teaching methodologies, schools have been putting into practice projects of interdisciplinary nature. In this context, some educational experiences which promoted the interdisciplinarity were developed in Escola Básica de Mira in the 1998/1999 school year named “Itinerários Ambientais” and the Group of Schools of Montemor-o-Velho. In the 2013/2014 school year, with the participation in a designated project “Um salto para a descoberta”. In the 2014/2015 school year, the “InterAgir” project, which focused on the interdisciplinarity in the second cycle of primary education for the fifth year of schooling, was promoted. In the above mentioned project it was possible to articulate Portuguese, Physical Education, Music, Citizenship, Art and Technological Education. In the 2015/16 school year, an interdisciplinary experience between Physical Education and Science named “As Ciências Naturais e a Educação Física” was carried out in the sixth year of primary education. It was intended to verify if the articulation of contents between the two subjects brought benefits to the academic performance in Science. The experimental design included a pre-test and a post-test in Science. The results allow us to affirm that the experimental group showed a significant improvement between the application of the pre-test and the post-test. The interdisciplinary articulation between the two subjects in this study can be a great contribution for the students to perceive knowledge sharing and its applicability in real context.
Keywords: Educação física
Ciências naturais
Interdisciplinaridade
Ensino básico
URI: http://hdl.handle.net/10348/8156
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

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