A avaliação do curso de especialização em gestão escolar: uma estratégia de formação continuada

Data
2018-01-24
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Este estudo teve como objetivo geral analisar os resultados da avaliação do Curso de Especialização em Gestão Escolar, da Universidade do Estado do Pará (UEPA), como estratégia de formação continuada para gestores da rede de Ensino Público em Belém, a partir da percepção dos egressos sobre os elementos constituintes, a estrutura curricular, as atividades técnico-pedagógicas, as contribuições para a gestão da escola, os impactos e as repercussões na rede de ensino. Para o alcance desse objetivo, utilizou-se além do método qualitativo, o método estatístico para dar voz aos números. A pesquisa é aplicada, descritiva e não experimental. Trata-se de um Estudo de Caso, uma categoria de pesquisa cujo objeto é uma unidade analisada em profundidade em que suas características são determinadas pela natureza e abrangência da unidade, bem como pelos suportes teóricos que orientam o trabalho do investigador. Apresenta formato crítico, que revela opiniões e juízos de valores dos sujeitos participantes da pesquisa. Os resultados indicam que o referido curso destaca como estratégia de formação continuada, a gestão democrática, as situações do cotidiano escolar e os exemplos de boa gestão financeira e de preservação de patrimônio escolar. Conclui-se que o curso influencia, positivamente, na prática de novos fazeres dos gestores escolares, apesar de que uma parcela de egressos reconhecerem que ainda são incapazes de lidar, efetivamente e com segurança, com os princípios da gestão democrática.
This dissertation aimed to examine the State University of Pará’s Specialization Course in School Management as a strategy of continuing education to the public-school managers in Belém, Brazil, through their perceptions about the school management constitutive elements, the curricular structure, the pedagogical and educational activities, and the impacts and repercussions of that course in the public-school system. This is a case study based on qualitative and quantitative methods, defining an applied, descriptive and non-experimental research. The research results showed that the State University of Pará’s Specialization Course in School Management highlights, as assumptions on continuing education, the participative and democratic management, the school environment and its everyday life issues, a well-done financial administration and the preservation of school patrimony. The study concludes that the course has a positive influence in the school management practices, even though a part of the former students recognizes that they are still incapable of dealing effectively and safely with the principles of democratic management.
Descrição
Tese de Doutoramento em Gestão
Palavras-chave
Gestão escolar , Avaliação , Formação contínua , Gestão democrática
Citação