Veículos ligeiros sem emissões na Europa: projecções de mercado e consequências

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Resumo
Esta dissertação avalia a expansão dos Veículos Elétricos (EV’s) na Europa-28 com o estudo da inclusão da avaliação de benefícios para os consumidores. O estudo analisa o efeito das políticas de incentivo à compra de veículos elétricos, de uma forma geral ao nível da União Europeia e de uma forma mais pormenorizada através da comparação entre os cinco melhores mercados (Noruega, Alemanha, França, Reino-Unido e Holanda) e os cinco piores mercados (Islândia, Dinamarca, Finlândia, Espanha e Itália) europeus em relação à difusão dos veículos elétricos. Um dos países de grande ênfase neste trabalho foi Portugal, onde a difusão dos veículos elétricos ainda está numa fase precoce, e que precisa de ser repensada. Aplicando o conhecimento obtido dos melhores mercados europeus, foi possível criar um plano de possível implementação em Portugal, com recurso ao programa baseado em dinâmica de sistemas - Vensim. Em complementaridade foi analisado o estado das emissões de gases de efeito de estufa na Europa, que são uma das primordiais preocupações dos estados membroseuropeus. Esta exposição mostra que, num cenário de incentivo global e na categoria dos citadinos, os veículos elétricos de bateria podem ser mais baratos do que outras tecnologias de automóveis e que são uma das boas escolhas para um sistema de transporte de baixa emissão em cidades. Concluiu-se também que ainda existem muitos marcos a serem atingidos, até que os veículos de combustão interna deixem de ser a principal escolha dos consumidores e possamos alcançar valores ótimos de emissões no setor dos transportes.
This dissertation evaluates the expansion of Electric Vehicles (VEs) in Europe-28 with the study of the inclusion of the evaluation of benefits for consumers. The study examines the effect of policies to encourage the purchase of electric vehicles, about their diffusion, generally at European Union level and in a more detailed way by comparing the five best markets (Norway, Germany, France, the United Kingdom and the Netherlands) and the five worst markets (Iceland, Denmark, Finland, Spain and Italy). One of the countries with high emphasis in this work was Portugal, where the diffusion of electric vehicles is still at an early stage and needs to be rethought. Applying the knowledge obtained from the best European markets, it was possible to create a plan of possible implementation in Portugal, using the program based on system dynamics - Vensim. Besides, we analysed the state of greenhouse gas emissions in Europe, which are one of the leading concerns of the European member states. This exhibition shows that in a global incentive scenario and the city category, battery electric vehicles may be cheaper than other car technologies and are one of the good choices for a low-emission city transport system. It has also been concluded that there are still many milestones to be achieved until internal combustion vehicles are no longer the primary choice of consumers and we can reach optimum emissions figures in the transport sector.
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Palavras-chave
Mobilidade eléctrica , veículos eléctricos , políticas públicas , mobilidade sustentável
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