Análise estratégica da carne cachena da Peneda DOP no contexto do seu mercado de referência

Data
2018-02-08
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Esta dissertação tem como principal objetivo conhecer e avaliar a situação atual da Carne Cachena da Peneda DOP no contexto do mercado nacional de carnes bovinas com denominação de origem protegida no que respeita a aspetos de produção e comercialização. A metodologia de investigação consistiu na recolha de informação primária e secundária sobre a especificidade do produto, a raça, o sistema de produção, a produção, os canais de comercialização e os processos de valorização. Na análise dos dados recolhidos foram utilizados diferentes modelos de análise estratégica como o Modelo Mckinsey, a análise SWOT e por último, o Modelo de Ansoff de modo a elaborar propostas e estratégias de desenvolvimento do produto. A análise da informação obtida, utilizando os modelos de análise estratégica acima mencionados, permitiu concluir que os principais constrangimentos desta atividade são de origem interna. A carne Cachena da Peneda DOP não é gerida numa perspetiva empresarial, o que pode explicar a baixa posição competitiva no mercado. Com a realização desta pesquisa pretendeu-se contribuir para a implementação de estratégias apropriadas, tendo em consideração as especificidades da fileira e dimensão produtiva do setor.
This dissertation has as main objective to know and evaluate the current situation of the Carne Cachena da Peneda PDO in the context of the national market of bovine meats with protected designation of origin as regards aspects of production and commercialization. The research methodology consisted of the collection of primary and secondary information on product specificity, breed, production system, production, marketing channels and recovery processes. In the analysis of the data collected, different models of strategic analysis were used, such as the Mckinsey Model, the SWOT analysis and, finally, the Ansoff Model in order to elaborate proposals and strategies for product development. The analysis of the information obtained, using the strategic analysis models mentioned above, allowed to conclude that the main constraints of this activity are of internal origin. The Cachena beef from Peneda PDO is not managed in a business perspective, which may explain the low competitive position in the market. With the accomplishment of this research it was intended to contribute to the implementation of appropriate strategies, taking into account the specificities of the sector and productive dimension of the sector.
Descrição
Palavras-chave
Análise estratégica , modelos de análise estratégica , Carne Cachena da Peneda DOP , posição competitiva , atratividade
Citação