Relatório da Prática de Ensino Supervisionada

Data
2018-02-19
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente relatório enquadra-se no âmbito do estágio pedagógico, que dá por concluso o 2º ciclo em Ensino de Educação nos Ensinos Básico e Secundário, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, doravante siglada UTAD. Realizado na Escola Secundária de Paços de Ferreira por orientação do professor Carlos Rodrigues e a professora Joana Rodrigues, segundo supervisão do Professor Nuno Garrido da UTAD. Deste modo, o estágio pedagógico surge como etapa final do ensino superior, onde se veem aplicados os conhecimentos adquiridos numa situação prática e real. Propondo-se um trabalho de planeamento, intervenção e reflexão da prática profissional quotidiana, confrontado com a necessidade constante de procurar e efetivar soluções para os mais diversos problemas com que se depara regularmente o exercício da profissão. Nesta conformidade, este relatório descreve todas as vivências experienciadas durante o estágio, apresentando diversas reflexões sobre as atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo; bem como, a apreciação de todo o trabalho executado. No decurso do mesmo, o professor estagiário teve como função planear, realizar e avaliar o desempenho curricular dos seus alunos. Por conseguinte destes três parâmetros foi demonstrada uma reflexão das dificuldades sentidas, e estratégias de aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem.
This report is part of the pedagogical stage, which marks the end of the 2nd cycle in higher education in Basic and Secondary Education, at the University of Trás-os-Montes e Alto Douro, hereafter UTAD. Held at the Secondary School of Paços de Ferreira in guidance of teacher Carlos Rodrigues and teacher Joana Rodrigues, with supervision of teacher Nuno Garrido of UTAD. In this way, the pedagogic stage appears as the final stage of higher education, where the acquired knowledge is applied in a practical and real situation. It suggests a work of planning, intervention and reflection on the daily professional practice, confronted with the constant need to seek and to effectively give solutions for the most diverse problems with which the practice of the profession is regularly faced. On this bases, this report describes all the perceptions experienced during the stage, presenting several reflections on the activities developed during the school year; as well as the evaluation of all the work executed. In the course, the trainee teacher had the function of planning, performing and evaluating the curricular performance of his students. Consequently by these three parameters was demonstrated a reflection of the felt difficulties, and strategies to improve the teaching-learning process.
Descrição
Palavras-chave
Estágio pedagógico , reflexões , processo de ensino-aprendizagem
Citação