Metodologia utilizada pelos profissionais de educação física que atuam na área do fitness
Data
2018-04-26
Autores
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
A relação entre as experiências empíricas e o conhecimento científico tem sido
constantemente analisada em estudos científicos e apesar da existência de
informações que possam auxiliar os profissionais que atuam na área do exercício
físico quanto à elaboração e aplicação de metodologias de treinamento para melhora
do condicionamento físico, parece não haver um consenso, entre as fontes de
produção científica e a aplicação prática pelos profissionais. Essa tese foi dividida em
3 capítulos independentes. No primeiro capítulo constam introdução geral, objetivos,
metodologia e organização do documento. O segundo contempla 4 estudos originais
que buscaram diagnosticar a metodologia utilizada pelos profissionais de que atuam
na área do fitness. O terceiro e último capítulo trás as considerações finais sobre os
resultados encontrados. Verificou-se que de maneira geral os profissionais utilizam a
metodologia correspondente as recomendações científicas pois as mesmas
apresentam um diapasão de conceitos, os quais validam a grande parte da
metodologia observada na prática. Desta forma, cabe aqui uma maior discussão sobre
os pressupostos teóricos que parecem ainda abertos e necessitam ser aperfeiçoados.
Mesmo assim, foram observados alguns pontos de discordância entre o que aplica na
prática e a teoria nas diferentes capacidades motoras analisadas.
Descrição
Palavras-chave
Metodologia do exercício , Fitness , prática profissional