Metodologia utilizada pelos profissionais de educação física que atuam na área do fitness

Data
2018-04-26
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
A relação entre as experiências empíricas e o conhecimento científico tem sido constantemente analisada em estudos científicos e apesar da existência de informações que possam auxiliar os profissionais que atuam na área do exercício físico quanto à elaboração e aplicação de metodologias de treinamento para melhora do condicionamento físico, parece não haver um consenso, entre as fontes de produção científica e a aplicação prática pelos profissionais. Essa tese foi dividida em 3 capítulos independentes. No primeiro capítulo constam introdução geral, objetivos, metodologia e organização do documento. O segundo contempla 4 estudos originais que buscaram diagnosticar a metodologia utilizada pelos profissionais de que atuam na área do fitness. O terceiro e último capítulo trás as considerações finais sobre os resultados encontrados. Verificou-se que de maneira geral os profissionais utilizam a metodologia correspondente as recomendações científicas pois as mesmas apresentam um diapasão de conceitos, os quais validam a grande parte da metodologia observada na prática. Desta forma, cabe aqui uma maior discussão sobre os pressupostos teóricos que parecem ainda abertos e necessitam ser aperfeiçoados. Mesmo assim, foram observados alguns pontos de discordância entre o que aplica na prática e a teoria nas diferentes capacidades motoras analisadas.
Descrição
Palavras-chave
Metodologia do exercício , Fitness , prática profissional
Citação