A gestão da qualidade em contexto empresarial

Data
2018-02-14
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Resumo
Resumo O documento aqui apresentado faz referência ao trabalho desenvolvido ao longo do estágio que se realizou na clínica dentária Dentereal, com o intuito do desenvolvimento de um relatório do mesmo para a obtenção do grau de mestre em Ciências Económicas e Empresariais. A Dentereal regia-se por um Sistema de Gestão da Qualidade implementado tendo por base a Norma ISO 9001:2008, pretendendo transitar para a nova norma, a ISO 9001:2015, o que levou a que a clínica em questão tivesse de adotar novas medidas com vista à adaptação de processos normativos. Estas atualizações do Sistema de Gestão da Qualidade segundo os novos processos inclusos na nova Norma resultam de uma constante mudança no mercado, o que implica que a empresa tem de se adaptar, de modo a crescer, mantendo-se viável ao mesmo tempo que cumpre todos os requisitos para o bom funcionamento. O estágio feito na clínica em questão iniciou-se pelo estudo e análise prévios da situação da empresa, tendo por objetivo a identificação de problemas e posteriores oportunidades de melhoria, resultando numa efetiva solução das situações detetadas, o que permitiu numa fase avançada, a criação, atualização e otimização de aspetos nos documentos que suportavam o seu Sistema de Gestão da Qualidade. Com efeito, e posteriormente ao trabalho realizado, a clínica foi alvo de auditoria de certificação em meados de fevereiro de 2017, não se tendo identificado qualquer não conformidade, o que resultou na renovação do certificado do Sistema de Gestão da Qualidade da DenteReal. As atualizações regulares e otimização do Sistema de Gestão da Qualidade devem ser uma necessidade sempre presente que se deve ter em consideração, pelo que a Dentereal, apesar de atualmente ter o seu SGQ corretamente adaptado, este deve ser controlado constantemente, de forma a melhorá-lo de forma sistemática.
The document presented here refers to the work carried out during the internship that took place at the dental clinic Dentereal, with the purpose of developing a report of the same to obtain the master's degree in Economics and Business Sciences. The Dentereal was governed by a Quality Management System implemented based on ISO 9001: 2008, intending to transpose to ISO 9001: 2015, which led to the clinic in question had to adopt new measures with a view to adapting regulatory procedures. This update of the Quality Management System according to the new processes included in the new Standard results from a constant change in the market, which implies that the company has to adapt, in order to grow, remain viable while fulfilling all requirements for proper operation. The internship done at the clinic in question began with a previous study and analysis of the company's situation, aiming to identify problems and subsequent opportunities for improvement, resulting in an effective solution of detected situations, which allowed, at an advanced stage, the creation, updating and optimizing aspects in the documents that supported its Quality Management System. In effect, and after the work performed, the clinic was audited by certification in midFebruary 2017, and no non-compliance was identified, which resulted in the renewal of the Dentereal Quality Management System certificate. The regular updating and optimization of the Management System of Quality must always be a present necessity that is necessary to have in consideration, because the Dentereal, despite of having his correctly well-adjusted QMS, this one must be controlled constantly, in order to improve it in the systematic form
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Palavras-chave
Sistema de Gestão da Qualidade , ISO 9001:2015
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