Relatório de Atividade Profissional

Data
2018-05-03
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente trabalho consiste no relato pessoal do percurso da autora e na sua análise da dança no contexto escolar. Em primeiro lugar, é feito um enquadramento sobre a dança: história, características, benefícios e desenvolvimento. Depois é feito o mesmo enquadramento específico ás danças urbanas, é feita a sua classificação e definida a sua origem. Este relatório pretende também divulgar a importância multidisciplinar que a dança exerce sobre as crianças ao longo das suas fases de crescimento que lhes são intrinsecamente naturais e fisiológicas. A dança tem uma abordagem apelativa e surpreendentemente fascinante perante qualquer aluno que goste de ouvir música. Na sequência desta jornada, a aprendizagem obtida foi mútua entre aluno e professora, e foi proporcionada através de várias situações em que a dança se tornou uma mais valia para os alunos, sendo ela uma ferramenta que se provou útil para quem a ensina e pratica. Os erros cometidos que resultaram em experiências positivas para futuras discências desta atividade tornaram rica toda esta passagem pelas dificuldades encaradas ao longo do percurso. Sem elas, não teríamos obtido os mesmos resultados nem satisfação final para continuar a levar a dança a um nível mais elevado, mantendo viva a sensação de prazer quando um aluno aprende a movimentar-se de forma espontânea ao som da música. Por fim e tendo por base as conclusões resultantes do seu relato, evidenciamos recomendações que podem ser levadas mais longe implementando em Portugal uma nova etapa onde a dança vigorasse permanentemente como disciplina ou área disciplinar lecionada pelo professor/a de Educação Física, agilizando ferramentas para tornar este objetivo mais fácil e de forma criativa para cativar os alunos.
The following paper is an analysis of dance as a discipline in the school system based on the author’s personal account during her career. Firstly, dance is put into context by looking into its history, characteristics, benefits and developments. Following, the same contextualization is made specifically to urban dance and its different categories and origin are defined. This report also serves the purpose of communicating the multidisciplinary importance dance has on children throughout their intrinsically natural and physiological growth. Dancing has an extremely appealing and surprisingly fascinating effect towards any pupil who enjoys listening to music. In the sequence of this journey, the learning between pupil and teacher was mutual, and it was provided through the various situations in which dancing became a valuable tool for the students, a tool that became useful to the ones learning and teaching it. The failures that in turn transformed into positive experiences for future teaching practice enriched this journey through the challenges faced during its course. Without them, we wouldn’t have achieved the same results or even the final satisfaction that allow us to continue to take dancing to a higher level, whilst keeping the feeling of pleasure alive when a pupil learns how to move spontaneously to the sound of music. Lastly, based on the conclusions resulting of the report, we highlight the recommendations that can be taken further in order to implement in Portugal a new era, where dance will permanently feature as a subject or an integral part of the teaching program lectured by the Physical Education teacher. In order to achieve this, we suggest making use of already available tools to creatively and easily achieve this goal, and to encourage pupils to learn it.
Descrição
Palavras-chave
Danças Urbanas , Ensino
Citação