Efeito de género na procura de informação e na motivação para comprar vinho: o papel do conhecimento subjetivo

Data
2016-02-03
Autores
Marques, Carlos Peixeira
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Editora
Instituto Politécnico de Castelo Branco, Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova
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Resumo
O processamento de informação e as motivações para a compra e consumo de vinho dependem de diversos fatores relacionados com o comprador e com a situação de uso. O género do comprador tem sido apresentado como um dos fatores com influência determinante no processo de compra de vinhos, nomeadamente no tipo e na quantidade de informação utilizada e nas dimensões de motivação. Este artigo introduz uma formulação alternativa dos efeitos de género, considerando-os indiretos, i.e. mediados pelo conhecimento subjetivo do comprador. A validação desta formulação foi efetuada com dados empíricos obtidos numa amostra de 523 compradores entrevistados no ato de compra em grandes superfícies retalhistas da Grande Lisboa e do Grande Porto. Os resultados obtidos atestam o papel mediador do conhecimento subjetivo, rejeitando o efeito direto do género sobre as referidas variáveis. A autoconfiança e eficácia na decisão que aparecem associadas a elevados níveis de conhecimento subjetivo justificam que os homens se sintam mais motivados para o consumo e procurem menos informação sobre o vinho para efetuar a compra.
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Palavras-chave
Procura de Informação , Conhecimento subjetivo , Género , Motivações para o consumo de vinhos
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