Espaço do suspense: diálogos fílmico-literários entre Lídia Jorge, Helena Malheiro, Lygia Fagundes Telles e Alfred Hitchcock

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2018-04-10
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Esta investigação situa-se na intersecção comparatista e dialógica entre literatura e cinema e analisa o protagonismo do espaço na construção do suspense. Focalizam-se as semelhanças e as estratégias usadas pelo escritor e pelo cineasta na construção do suspense e legitima-se a inevitabilidade do espaço físico e psicológico na configuração do suspense, nestas duas formas de arte. O resultado da pesquisa está estruturada em três capítulos. No capítulo I é abordado o percurso teórico inerente ao diálogo entre literatura e cinema na construção de um espaço de suspense narrativo e fílmico. No capítulo II são analisados os espaços de suspense em enquadramentos físicos, nomeadamente o percurso do suspense entre quatro paredes e a articulação entre espaço aberto e suspense. O capítulo III analisa as arquiteturas e os reflexos psicológicos do suspense especificando a relação entre labirinto e memória e entre o duplo e espelho. O corpus da tese está composto pelas seguintes obras: O Dia dos Prodígios (2010), A Costa dos Murmúrios (2004a), O Cais das Merendas (2002), e o conto, António (2008), de Lídia Jorge; os romances: A Matéria dos Sonhos (2015) e A Morte das Imagens (1986), os contos: Dedálo, (2004a), As Rosas, (2002), O Outro Lado (2004b) e O Tamanho do Mundo (2004c), de Helena Malheiro. De Lygia Fagundes Telles analisa-se o romance: Ciranda de Pedra (2008) e os contos: Venha Ver o Pôr-do-Sol (2002a), As Formigas (2002b) e A Caçada (2009a). No âmbito cinematográfico esta tese analisa os filmes: The Man Who Knew too Much (1956), Rear Window (1954), Vertigo (1958), The Birds (1963), Psycho (1960) e Rebecca (1940), de Hitchcock. A fundamentação teórica analisa os propósitos de Debrix, Mast, Oliveira, Grilo, Peron, Bachelard, Jung, Freud, Borges Filho, Osman Lins, entre outros
The major focus of the present research lies in the comparative and dialogic intersection of literature and cinema and revolves around the role played by space in building suspense. It depicts similarities and strategies writers resort to when building suspense and emphasises how physical and psychological space are inevitably linked to suspense within these two art forms.The present thesis is divided into three chapters. The first chapter addresses the theoretical basis underlying the dialogue between literature and cinema in the building of a locus of narrative and cinematic suspense. In the second chapter, suspense loci are looked into in terms of physical and frameworks, namely the development of suspense within four walls and the articulation between open space and suspense. Finally, the third chapter looks into suspense constructions and psychological reflexes, highlighting the relationship between labyrinth and memory, the double and the mirror.The corpus of the thesis is composed of the following literary works: O Dia dos Prodígios (2010)1 , A Costa dos Murmúrios (2004a)2 , O Cais das Merendas (2002)3 , and the short story António (2008), by Lídia Jorge; the novels: A Matéria dos Sonhos (2015)4 and A Morte das Imagens (1986)5 , the short stories: Dedálo, (2004a)6 , As Rosas, (2002)7 , O Outro Lado (2004b)8 and O Tamanho do Mundo (2004c)9 , by Helena Malheiro; the novel: Ciranda de Pedra (2008)10 and the short stories: Venha Ver o Pôr-do-Sol (2002a)11 , As Formigas (2002b)12 and A Caçada (2009a)13, by Lygia Fagundes Telles. And of the following films: The Man Who Knew too Much (1956), Rear Window (1954), Vertigo (1958), The Birds (1963), Psycho (1960) e Rebecca (1940), directed by Hitchcock. The present research is based on the principles and postulates of such authors as Debrix, Mast, Oliveira, Grilo, Peron, Bachelard, Jung, Freud, Borges Filho, Osman Lins, among others.
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