Materiais didáticos para a aprendizagem da matemática na Educação Pré-Escolar

Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
A Matemática faz parte de todo o Universo e, portanto, de todos os meios envolventes. A criança desde que nasce é “confrontada” com contextos matemáticos e, como tal, vai explorando e interiorizando algumas noções matemáticas. A Educação Pré-Escolar é a primeira etapa do contexto escolar, espaço onde se devem promover aprendizagens e habilidades, tendo em conta os interesses e as vivências das crianças. As conceções alternativas sobre a Matemática que as crianças já trazem quando ingressam na Educação Pré-Escolar devem ser aproveitadas e moldadas à realidade de modo informal, sendo que, também se prevê que, neste contexto, as crianças adquiram novas aprendizagem matemáticas. As crianças da faixa etária dos três aos seis anos não possuem a habilidade de abstração, ou seja, cognitivamente não são capazes de imaginar um objeto sem o estarem realmente a ver, ou não são capazes de imaginar um processo sem o estarem a visualizar. Por isso, os educadores devem encontrar formas/ferramentas para concretizar a Matemática. A todos os objetos que facilitam o processo de ensino e aprendizagem em geral, e da Matemática, em particular, dá-se o nome de materiais didáticos. Na parte prática deste trabalho foram construídos vários materiais didáticos para a concretização das várias componentes inerentes ao domínio da Matemática na Educação Pré-Escolar e, com base nesses materiais didáticos, elaboraram-se tarefas. Essas tarefas foram posteriormente concretizadas através de atividades desenvolvidas com o grupo onde realizei a Prática de Ensino Supervisionada no Pré-Escolar.
Mathematic is part of all the Universe and, therefore, of all the surroundings. Since birth the child is “confronted” with mathematical contexts and, as such, will explore and internalizing some mathematical notions. The Preschool Education is the first stage of the school context, space where should be promoted learns and skills, taking into account the child´s interests and experiences. The alternative conceptions about Mathematics that children already bring when they join Preschool should be harnessed and shaped to reality in an informal way, and it is also expected that, in this context, children will acquire new math learnings. Children between the age of three to six years old do not have the ability to abstraction, that is, cognitively they are not able to imagine an object without really seeing it, or they are not able to imagine a process without visualizing it. Therefore, educators should seek ways/tools to materialize mathematics. All objects that facilitate the process of teaching and learning in general, and in Mathematics, in particular, are called didactic materials. In the practical part of this work were constructed several didactic materials for the concretization of the various components inherent in the field of Mathematics in Pre-School Education and, based on these didactic materials, tasks were elaborated. Those tasks were subsequently implemented through activities developed with the group where I completed the Supervised Teaching Practice in Pre-School.
Descrição
Palavras-chave
Educação Pré-Escolar , Aprendizagem , Matemática , Materiais didáticos
Citação