Relatório de estágio no Sporting Club de Braga na equipa de sub-14 (juniors C) na época 2016/2017

Data
2018-06-06
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Com vista a obtenção do grau de mestre em Ciências do Desporto, com especialização em Jogos Desportivos Coletivos, pela Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro, este documento apresenta o relatório final de estágio de Treino Desportivo direcionado para o futebol – treino de jovens futebolistas de modo a desenvolver comportamentos, competências e condição física. O estágio foi efetuado na equipa de sub-14 (Iniciados “B”) do Sporting Clube de Braga, na época de 2016-2017, enquadrando-se no contexto de futebol de formação numa equipa que disputou o Campeonato Nacional de Juniores “C”. A função por mim desempenhada dentro da equipa técnica foi na qualidade de treinadorestagiário, funcionando como um segundo treinador-adjunto, em que as principais responsabilidades seriam as presenças nas unidades de treino da equipa (147 presenças em 155 unidades de treino realizadas), a elaboração dos relatórios de microciclo (44 microciclos) e a filmagem dos jogos da equipa, na competição e de cariz amigável. A presença da equipa na competição foi dividida em duas fases, em que a 1.ª decorreu de forma bastante negativa relativamente aos objetivos delineados no inicio da época desportiva. Foi necessário o reforço de algumas vertentes dentro do plantel, que resultou numa melhoria gradual na passagem para a 2.ª fase, garantindo-se a manutenção no Campeonato Nacional. O presente relatório parte da caracterização do clube, do plantel e da competição, apresenta os fundamentos metodológicos (treinador, jogador, treino e jogo), centra-se na análise do processo de treino, dos seus métodos e, consequentemente, no modelo de jogo da equipa implementado pela coordenação de formação do clube. No trabalho desenvolvido analisa-se o tempo de treino, especificando de forma qualitativa e quantitativa os métodos e temas de treino utilizados durante o processo. Em seguida, apresentam-se os indicadores individuais e coletivos da competição e do processo de treino, para compreender melhor o desempenho e evolução dos atletas e da equipa, neste seu primeiro ano disputando os Campeonatos Nacionais.
In order to obtain a Master's Degree in Sports Sciences, specializing in Collective Sports Games at University of Trás-Os-Montes and Alto Douro, this document presents the final report of my initial phase of training directed to football - give teaching and practice to football players in order to bring them to a desired standard of behavior, efficiency and physical condition. The work was developed in the Under-14 team of Sporting Clube de Braga, in the 2016-2017 season, in the context of football training in a team that competed in the National Youth Championship (U15). The role I played inside the staff team was as intern-trainer, working as a second assistant coach, where the main responsibilities would be the presence at the team's training sessions (147 presences in 155 training sessions held), the achievement of the microcycle reports (44 microcycles) and the shooting of the team's matches in the competition and friendly games. The presence of the team in competition was divided into two phases, in which the first one was negative compared to the objectives outlined at the beginning of the season. It was necessary to improve some aspects within the squad, in which resulted in a gradual improvement from the 1st to the 2nd phase, ensuring the maintenance in the National Championship. This document begins with the characterization of the club, the squad and the competition, presents the methodological foundations (coach, player, training and game), focuses on the analysis of the training process, its methods and, consequently, the “game model” of the team implemented by the club academy management. In this work, the training time is analyzed, specifying in a qualitative and quantitative way the training methods used during the process. Next, it presents collective and individual statistical analysis of the competition and the training process, to understand the performance and evolution of the young athletes in their first year disputing the National Championships.
Descrição
Palavras-chave
futebol , treinador , jogador , modelo de jogo , métodos de treino
Citação