“A minha opinião é a seguinte…” Um perfil dos participantes em espaços de opinião pública nos média em Portugal”

Data
2018
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Ediciones Universidad Técnica de Machala - Equador
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Antes da emergência e da consolidação definitiva de novas formas de comunicação, popularizadas pelas redes sociais a partir da segunda metade da primeira década do século XXI, é relativamente pacífico considerar que se instalava progressivamente uma ideia otimista, emancipadora e apologista dos contributos que a tecnologia poderia oferecer ao terreno da sociabilidade digital, entre as relações intersubjetivas e o modo como as próprias pessoas se relacionavam com os meios de comunicação social. Hoje, mais de dez anos depois da criação da primeira grande rede social, como o Facebook em 2004, aquele ciber-otimismo parece de algo modo reconvertido a um negativismo que atribui, quase indiscriminadamente, pouco valor àquilo que os cidadãos podem oferecer com contributos e leituras em espaços dedicados à opinião pública nos média.
Descrição
Palavras-chave
opinião pública , participação , audiência , média
Citação