Gestão social aplicada ao terceiro setor : a importância das estratégias de gestão para a captação de recursos

Data
2018-06-15
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Resumo
Em pleno século XXI as sociedades contemporâneas são confrontadas com situações que demonstram o crescimento da desigualdade social e por alterações do paradigma na resposta a estes fenômenos relacionados com o processo de globalização, que por um lado, estimula a criação de riquezas, na mesma magnitude em que, acentua a pobreza. O terceiro setor está assim, cada vez mais, confrontado com novos e grandes desafios, impostos pela complexidade da questão social nas sociedades contemporâneas, e pela falta de resposta pública, uma vez que, grande parte dos problemas a que o terceiro setor dá resposta não seriam totalmente supridos pelo Estado. Para Alves.Jr., Farias e Fontanela (2009), o Terceiro Setor representa uma alternativa ao setor público, ocupando de forma progressiva um espaço que era exclusividade do governo que devido as suas limitações, tem delegado responsabilidades para que outros segmentos atuem em parceria na gestão de serviços. O aumento gradativo dos problemas sociais é o ponto principal para que seja resolvida o paradigma da exclusão social no Brasil, exigindo uma postura mais forte dos atores sociais e políticos no tocante a ocorrência das práticas de gestão. Desta forma, esta pesquisa visa explicitar o contributo da gestão no âmbito social porque trata de implementação de estratégias para à captação de recursos com vistas à sustentabilidade financeira do terceiro setor. Destacam-se como objetivos específicos: a) compreender a importância das estratégias de gestão para prover recursos e garantir a sustentabilidade financeira das organizações do Terceiro Setor vinculadas ao Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) na cidade de Porto Alegre capital do Estado do Rio Grande do Sul; b) estudar a percepção dos atores ou gestores e responsáveis das organizações sobre estratégias adequadas; e, c) analisar o comportamento das organizações diante da análise da relação entre variáveis de gestão e captação de recursos, clarificando o comportamento de cada gestor diante da sua realidade institucional na busca da sustentabilidade. A pesquisa empírica percorre questões teóricas que se aprofundam norteadas pelo fio condutor nomeado: Gestão Social aplicada ao terceiro setor no Brasil, Modelos de Gestão no terceiro setor e estratégias de captação de recursos. A tese permite aprofundar o tema, e a converter-se num legado para práticas de gestão dentro das organizações focadas na captação de recursos e em formas de sustentabilidade para o segmento. Sob o âmbito metodológico a pesquisa baseia-se na conjugação dos métodos qualitativo e quantitativo recorrendo ao método de categorização para melhor entender as características e o contexto das organizações diante das temáticas. Trata-se ainda de um estudo composto de uma amostra de 392 organizações do terceiro setor atuantes do FMDCA grupo este com relevância regional por representar os interesses destas classes na capital do Rio Grande do Sul. Os resultados demonstram que as estratégias de gestão para captação de recursos são necessárias e emergentes para a sustentabilidade principalmente financeira das organizações do terceiro setor, ainda que, em um processo embrionário por boa parte do segmento. É fundamental desenvolver abordagens mais contextualizadas para fortalecer e promover ações e estratégias mais sólidas de gestão levando em consideração a realidade do setor onde a necessidade das estratégias de gestão eficazes na busca de recursos e aspectos sustentáveis, é central. A pesquisa também mostrou que as organizações se utilizam de várias fontes incluindo públicas, privadas, doações e voluntariado para manter suas operações em plena atividade, porém as fontes de recursos mais citadas foram às doações seguidas das públicas e estas são na sua maioria sazonais o que pode tornar frágil o processo de captação de recursos para a Gestão no âmbito Social do Terceiro Setor.
In the XXI century contemporary societies are confronted with situations that demonstrate the growth of social inequality and by changes in the paradigm in response to these phenomena related to the globalization process, which on the one hand, stimulates the creation of wealth, in the same magnitude in which accentuates poverty. The third sector is thus increasingly confronted with new and major challenges imposed by the complexity of the social question in contemporary societies and by the lack of public response, since most of the problems to which the third sector responds are not would be fully supplied by the State. For Alves.Jr., Farias and Fontanela (2009), the Third Sector represents an alternative to the public sector, progressively occupying a space that was exclusive to the government and due to its limitations, has delegated responsibilities for other segments to act in partnership in service management. The gradual increase of social problems is the main point in order to solve the paradigm of social exclusion in Brazil, demanding a stronger position of social and political actors regarding the occurrence of management practices. In this way, this research aims to make explicit the contribution of the management in the social scope because it deals with the implementation of strategies for raising funds with a view to the financial sustainability of the third sector. The specific objectives are: a) to understand the importance of management strategies to provide resources and ensure the financial sustainability of Third Sector organizations linked to the Municipal Forum on Children and Adolescents Rights (FMDCA) in the city of Porto Alegre State of Rio Grande do Sul; b) to study the perception of the actors or managers and leaders of the organizations on appropriate strategies; and, c) analyze the behavior of organizations in the analysis of the relationship between management variables and fundraising, clarifying the behavior of each manager in face of their institutional reality in the pursuit of sustainability. The empirical research covers theoretical questions that are deepened guided by the conductor named: Social Management applied to the third sector in Brazil, Management Models in the third sector and strategies of fundraising. The thesis allows to deepen the subject, and to become a legacy for practices of management within the organizations focused on the fundraising and forms of sustainability for the segment. Under the methodological scope the research is based on the conjugation of qualitative and quantitative methods using the categorization method to better understand the characteristics and the context of the organizations facing the themes. It is also a study composed of a sample of 392 organizations from the third sector that are active in the FMDCA group. This group is of regional relevance because it represents the interests of these classes in the capital of Rio Grande do Sul. The results demonstrate that management strategies to capture resources are necessary and emerging for the financial sustainability of third sector organizations, albeit in an embryonic process for much of the segment. It is essential to develop more contextualized approaches to strengthen and promote sound management actions and strategies taking into account the reality of the sector where the need for effective management strategies in the search for resources and sustainable aspects is central. The research also showed that organizations use various sources including public, private, donations and volunteer to keep their operations in full activity, but the most cited sources of resources were donations followed by public donations and these are mostly seasonal. can make the fund raising process for the Social Sector Management of the Third Sector fragile
Descrição
Tese de doutoramento em Gestão
Palavras-chave
terceiro setor , gestão social , estratégias , captação de recursos , sustentabilidade
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