A importância do trabalho prático para a melhoria da literacia científica dos alunos

Data
2018-09-03
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Projetos de investigação
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Resumo
Atualmente o trabalho prático (TP) assume uma grande premência dado que é uma fonte de aquisição de capacidades, competências e valores para melhor percecionarmos e respondermos às exigências da nossa sociedade. Na verdade, aliando-se a vertente teórica à vertente prática é possível melhorar o desempenho de cada aluno quer a nível cognitivo, social e psicomotor. Nesta perspetiva, a educação em ciências desempenha um papel extremamente importante na formação dos alunos, em que as atividades práticas assumem um papel de destaque essencial para o desenvolvimento da literacia científica. Assim, pretendeu-se com esta estudo refletir sobre a importância do TP para a melhoria da literacia científica dos alunos em contexto sala de aula, propondo aos alunos envolvidos um conjunto de atividades para que estes assumam um papel mais ativo e motivador na aprendizagem do mundo das ciências. Esta investigação envolveu duas turmas do 5.º ano, a turma A com 18 alunos onde se desenvolveu o estudo e a turma B com 17 alunos com a qual comparámos os resultados (funcionando como turma de controlo). A metodologia utilizada foi qualitativa utilizando o questionário como instrumento de recolha de dados. Recorremos à estatística descritiva e para o tratamento das questões abertas utilizámos a análise de conteúdo. Verificámos que a maioria dos alunos compreendem melhor os fenómenos científicos ao realizar atividades práticas. Considerámos que a realização do TP é muito importante na aprendizagem e desperta interesse e motivação por parte dos alunos. No presente relatório pretendemos ainda refletir, de forma sumária, sobre o trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II (PES). Consideramos que a PES foi importante pois tivemos a oportunidade de pôr em prática algumas técnicas e estratégias estudadas durante o mestrado, também permitiu melhorar o nosso desempenho e postura em sala de aula.
Currently, Practical Work (TP) assumes a great incentive given that it is a source of acquisition of capacities, competencies and values to better understand and respond to the demands of our society. In fact, combining the theoretical aspect with the practical side, it is possible to improve the performance of each student, both cognitive, social and psychomotor. In this perspective, educational science plays an extremely important role in the training of students, where practical activities play an essential role in the development of scientific literacy. Thus, it was intended with this study to reflect on the importance of TP to improve the scientific literacy of students in the classroom context, proposing to the students involved a set of activities so that they assume a more active and motivating role in learning the world of science.. This research involved two groups of the 5th grade, group A with 18 students where the study was developed and group B with 17 students with whom we compared the results (functioning as the benchmark). The methodology used was qualitative using the questionnaire as a data collection instrument. We used descriptive statistics and for the open questions we used content analysis. We found that most students understand scientific phenomena better when performing practical activities. We considered that the performance of the TP is very important in the learning and arouses interest and motivation on the part of the students. In this report we also intend to reflect, in summary form, the work carried out in the scope of Supervised Teaching Practice II (PES). We believe that PES was important because we had the opportunity to put into practice some techniques and stratagies studied during our masters, also allowed to improve our performance and posture in the classroom
Descrição
Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
Palavras-chave
Alunos , Aprendizagem significativa , Educação Científica , Ensino Experimental , Literacia Científica , Trabalho Prático
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