Educação musical nas escolas públicas: ensino de música na educação básica de Ariquemes-RO

Data
2017-11-14
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Resumo
Este trabalho de investigação tem como objetivo refletir sobre a educação musical nas escolas públicas brasileiras e averiguar a inserção do ensino da música em Ariquemes/Rondônia. Deste modo, propor a uma reflexão sobre o Ensino da Educação Musical no Brasil, destacando alguns pedagogos do século XX e suas concepções didáticas como: Dalcroze, Kodály, Willems, Orff, Martenot e Suzuki, relevando pilares da construção da área de educação musical mediante os fatos históricos. Para tal desenvolvimento, foram realizados estudos com base no aporte teórico de alguns autores consagrados que discutiram acerca do tema apresentado, destacando-se Loureiro, Esperidião, Bastian, Penna, Galizia, Swanwick, entre outros. Tendo em vista a Lei 11.769/2008 que alterou a LDB de 1996, implementando a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas, partindo da análise de como nas escolas das redes públicas de Ariquemes a mesma está sendo aplicada, com desígnio de esclarecer onde estão os professores formados em Licenciatura em Música-EAD pela UFRGS com parceria da UNIR, através do programa Prolicenmus e verificar o cumprimento do disposto na legislação mencionada, mediante acompanhamento do trabalho pedagógico das escolas. No referente ao marco conceptual empírico, descrevemos os processos metodológicos e respectivas técnicas, representados por uma metodologia com pesquisa qualitativa e abordagem exploratória. O estudo de campo é apresentado através da investigação por análise de inquéritos para professores e gestores envolvidos na educação musical. A presente pesquisa vem contribuir com reflexões e discussões sobre o ensino de música nas escolas públicas, na busca de caminhos para conduzir e conquistar a educação musical no espaço escolar.
This research aims to reflect on music education in Brazilian public schools and to investigate the insertion of music education in Ariquemes / Rondonia. Thus, to propose a reflection on the Teaching of Music Education in Brazil, highlighting some teachers of the twentieth century and its teaching concepts as Dalcroze, Kodály, Willems, Orff, Martenot and Suzuki, revealing cornerstones of the music education area mediantes of historical facts. For this development of this were studied based on theoretical basis of some established authors and discussed about the topic presented, highlighting Loureiro, Spyridon, Bastian, Penna, Galizia, Swanwick, among others. In view of the Law 11,769 / 2008 which amended the LDB 1996, implementing the mandatory music in schools, whether it is being applied in a manner consistent with design clarify where are the teachers trained in Bachelor of Music-EAD UFRGS in partnership with the UNITE through Prolicenmus program, checking for ensuring compliance with the provisions of that legislation is ensured by monitoring the pedagogical work of schools. With regard to the empirical conceptual framework, we describe the methodological and technical processes, represented by a methodology qualitative research with exploratory approach. The field study is presented through research by analysis of surveys to teachers and managers involved in music education. This research will contribute to reflections and discussions on music education in public schools, on finding ways to lead and conquer the music education at school.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências da Cultura Área de Especialização em Artes
Palavras-chave
Música , Educação , Lei 11.769/2008 , Formação de docente
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