Aplicação de uma bateria de exercícios de impulsão vertical nas aulas de Educação Física

Data
2017-03-27
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente documento surge com o objetivo de projetar a nossa experiência enquanto professor estagiário durante este ano letivo, destinado ao Estágio Pedagógico, inserido no âmbito do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. O Estágio Pedagógico é assim considerado o fim de uma etapa e o início de outra, tendo o intuito de alicerçar toda uma formação que se pretende constante, contínua e reflexiva na vida de um professor. Neste relatório, transmitimos um conjunto de experiências que nos acompanharam ao longo de um ano letivo como professor estagiário de Educação Física. Através de um processo crítico e consciente, declaramos aquelas que foram as nossas dificuldades, dúvidas, angústias e preocupações, mas também estratégias, recursos e soluções presentes no desenvolvimento profissional que caracterizou a nossa intervenção nas diversas áreas de desempenho. O objetivo principal deste documento é relatar todas as vivências de estágio e analisar as atividades realizadas durante o ano letivo. Este relatório tem quatro áreas de intervenção, que são: as tarefas do professor estagiário no processo de ensino aprendizagem; a reflexão da prática de ensino supervisionada realizada ao longo do ano; a caracterização da turma do 7ºG; e por último, as atividades desenvolvidas no meio escolar..
This document appears with the aim of showing our experience as a intern teacher during this school year, for the pedagogical training, included under the 2nd Cycle in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education at the University of Tras-osMontes and Alto Douro, Vila Real. The Teacher Training is thus considered the end of one stage and the beginning of another, with the aim of supporting all training that is to be constant, continuous and reflective in the life of a teacher. This report transmits a set of experiences that accompanied us over a school year as a trainee teachers of Physical Education. Through a critical and conscious process, we declare those were my difficulties, doubts, anxieties and concerns but also strategies, resources, and present solutions in professional development that characterized our operating in the different areas of performance. The main purpose of this document is to report every stage of experiences and analyze the activities carried out during the school year. This report has four areas of intervention, namely: the trainee teacher's tasks in the teaching and learning process; the reflection of supervised teaching practice performed throughout the year; the characterization of the class 7 ° G; and finally, the activities at school.
Descrição
MESTRADO EM ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO
Palavras-chave
estágio pedagógico , educação física
Citação