A influência das práticas de marketing interno na satisfação laboral: estudo de caso numa IPSS - Santa Casa da Misericórdia de Bragança

Data
2018-10-24
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Projetos de investigação
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Resumo
As organizações enfrentam um processo acelerado e diferenciado de transformação ao nível da sua estrutura, das formas de organização do trabalho e em especial da forma de gerir as relações sociais no seu interior. O propósito deste estudo é analisar o impacto das Práticas de Marketing Interno na Satisfação Laboral no contexto de uma organização do terceiro setor, sendo o principal objetivo avaliar se realmente estas práticas têm impacto positivo sobre a satisfação dos funcionários e de que modo influenciam o seu trabalho na organização. Para analisar a relação estabelecida no modelo teórico e atingir os objetivos definidos, recorreu-se a uma abordagem quantitativa. Participaram neste estudo 110 funcionários que fazem parte da Instituição de Solidariedade Social inquirida, a Santa Casa da Misericórdia de Bragança. No tratamento de dados recorreu-se aos programas estatísticos SPSS e AMOS, abrangendo técnicas univariadas, bivariadas e multivariadas. Os resultados indicaram que neste caso específico, da Santa Casa da Misericórdia de Bragança, os funcionários acreditam que um melhor uso da Práticas de Marketing Interno da parte da gestão daquela instituição, seria uma mais-valia para melhorar a Satisfação Laboral, ou seja, os resultados sugerem uma influência positiva e significativa entre as Práticas de Marketing Interno e a Satisfação Laboral. No que diz respeito às implicações práticas, este trabalho é de alta importância tanto para esta organização em particular, como para todas as outras que se encontrem inseridas nestes parâmetros, pois é um ponto de partida para que ao nível da gestão interna de pessoas alguns pontos sejam alterados de forma a melhorar resultados na satisfação laboral.
The organizations face an accelerated and differentiated process of transformation at the level of his/her structure, in the ways of organization of the work and especially in the way of managing the social relationships in his/her interior. The purpose of this study is to analyze the impact of the Practices of Internal Marketing in the Satisfação Laboral in the context of an organization of the third section, being the main objective to really evaluate these practices they have positive impact about the employees' satisfaction and that way influences his/her work in the organization. To analyze the established relationship in the theoretical model and to reach the defined objectives, it was used a quantitative approach. 110 employees that work in the Santa Casa da Misericórdia de Bragança participated in this study, . In the treatment of data it was used the statistical programs SPSS and AMOS, including uni, bi and multivariate techniques. The results indicated that in this specific case, of Santa Casa da Misericórdia de Bragança, the employees believe that a better use of the Practices of Internal Marketing of the part of the administration of that institution, would be a surplus value to improve the Job Satisfaction, in other words, the results suggest a positive and significant influence between the Practices of Internal Marketing and the job satisfaction. With regard to the practical implications, this work is of great importance both for this particular organization and for all others that are included in these parameters, since it is a starting point for the internal management of people some points changes in order to improve job satisfaction outcomes.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais apresentada à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Palavras-chave
Marketing Interno , Satisfação Laboral , Terceiro Setor
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