A evasão escolar de alunos do ensino médio em escolas estaduais do bairro da tijuca – Brasil: a visão dos gestores escolares

Data
2019-01-21
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Resumo
No Estado do Rio de Janeiro, e em todo território brasileiro, a questão d escolar é uma temática que preocupa as autoridades, embora, por parte da sociedade não haja grande consciência sobre a importância da educação para as gerações futuras e, principalmente, para o desenvolvimento da sociedade. Conhecimento não significa, apenas, aprendizagem de conteúdos, mas o desenvolvimento de ações sociais e culturais que envolvam a sociedade. Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação subordinada ao título A evasão escolar de alunos do Ensino Médio em escolas estaduais do bairro da Tijuca - Brasil. A visão dos gestores escolares, centrada na visão do gestor educativo relativamente a evasão nas unidades que gerem, procurando verificar se a evasão ocorre e quando, bem como as razões que estão na base deste problema. No decorrer do trabalho, e com a finalidade de conhecer a visão de quem gere as unidades educativas envolvidas, foram entrevistados seis gestores de unidades escolares do bairro da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro, com diferentes percentagens da evasão. O método escolhido para conduzir esta investigação foi o estudo de caso (Yin, 2005), numa perspetiva interpretativa, baseada na análise de conteúdo (Bardin, 2004). Foram utilizadas a análise documental e a técnica de entrevistas com a finalidade de recolha de dados. Os resultados mostram que os participantes reconhecem o problema da evasão escolar por parte dos alunos do Ensino Médio, por variadas razões – pessoais, socioeconómicas, institucionais, geográficas – sendo as mais referidas as de natureza social.
In the State of Rio de Janeiro, and all over the country, school drop-out rates are a serious concern for the authorities, although people in general are not very much aware of how education is essential for future generations and for the development of society as a whole. Knowledge does not only mean learning about certain subjects; it entails doing social and cultural actions that actually involve people. This study presents the results of a research on School Drop-out Among Secondary School Students From State Schools in Bairro da Tijuca – Brazil: The School Managers’, focussing on educational managers’ view on the abandonment in the units they manage in order to verify whether evasion occurs and when, as well as the causes at the basis of this problem. In the course of the study, six school managers from six school units in Bairro da Tijuca, in Rio de Janeiro, showing different rates of school drop-out, were interviewed in order to find out their view on the problem. This research followed a study-case approach (Yin, 2005), in an interpretative, content analysis-based perspective (Bardin, 2004). In order to collect the necessary data, the author resorted to documentary research and interviews. Results show that participants are fully aware of there being school drop-out among Secondary Education students for a number of reasons – personal, social and economic, institutional and geographic – the most pointed out being of a social nature.
Descrição
Tese de Doutoramento em Ciências da Educação apresentada à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Palavras-chave
Insucesso Escolar , Evasão Escolar , Ensino Médio , Unidades Escolares , Gestor Escolar
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