Determinantes da adoção de sistemas de business intelligence and analytics como ferramentas de apoio à gestão

Data
2018-12-13
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O facto de as empresas e/ou organizações produzirem, a todo o instante, informações, através da consecução dos múltiplos processos organizacionais, exige, consequentemente, uma gestão adequada dessa mesma informação. Ora, como tal, tornar-se-á imprescindível a utilização ajustada de ferramentas de apoio à gestão estratégica de uma organização, a saber: os Sistemas de Informação. Assim, neste contexto, uma das soluções que se impõem para o apoio à gestão e à decisão das empresas são os sistemas de Business Intelligence & Analytics. Diga-se que, no decorrer dos últimos anos, estes sistemas têm vindo a tornar-se parte integral de muitas empresas, dos mais variados setores e têm demonstrado proporcionar benefícios e vantagens significativas. Contudo, apesar das vantagens relativas ao uso destes sistemas, o processo de adoção e implementação destes é bastante complexo, o que dificulta sobremaneira a sua implementação. Posto isto, a presente dissertação pretende entender quais as variáveis que influenciam o processo de adoção das tecnologias de Business Intelligence & Analytics por parte das empresas. Para tal, foi realizada uma pesquisa de literatura sobre o tema de adoção de tecnologias de informação, sendo os artigos científicos resultantes desta fase inicial filtrados e revistos, de acordo com o tema de adoção de tecnologias de apoio à gestão das empresas. Após esta filtragem, foram retiradas dos artigos científicos as informações relevantes ao tema, sendo estas variáveis - modelos de adoção e abordagens. Após a análise destas variáveis, foi considerado um conjunto de outras, justificadas com base na literatura e que poderão influenciar e auxiliar as empresas, no processo de adoção das tecnologias de Business Intelligence & Analytics.
The fact that companies or organizations are daily producing information through the realization of the various organizational processes, requires adequate information management. For such management, it becomes important to use tools to support the strategic management of an organization, Information Systems. One of the solutions for the support to the management and support to the decision of the companies, are the systems of Business Intelligence & Analytics. These systems have come over the past few years to become an integral part of many companies in various industries and provide significant benefits and advantages. Despite the advantages related to the use of these systems, the adoption and implementation process of these systems is very complex and makes it difficult for companies to adopt and implement them. Therefore, the present dissertation intends to understand which variables influence the process of adoption of Business Intelligence & Analytics technologies by companies. For this purpose, a literature search was carried out on the topic of adoption of information technologies. The scientific articles resulting from this initial phase are filtered and revised according to the theme of adoption of technologies to support business management. After this filtering the information relevant to the topic was removed from the scientific articles, being these variables, adoption models and approaches. After analyzing the variables, we considered a set of variables, based on the literature, that can influence and help companies to adopt the technologies of Business Intelligence & Analytics.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática apresentada à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Palavras-chave
business intelligence & analytics , adoção de tecnologias , sistemas de informações , tecnologias de informação
Citação