“Educação para o empreendedorismo transdisciplinar potenciado por TIC e redes de conhecimento” o papel das universidades

Data
2018-07-23
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O empreendedorismo está cada vez mais em voga na sociedade contemporânea principalmente nas universidades brasileiras. A presente tese terá como objetivo pesquisar em 2015/2017 como as Tecnologias de Informação e Comunicação TIC podem potencializar o empreendedorismo interdisciplinar na Pontificia Católica do Rio Grande do Sul PUCRS de acordo com a percepção dos alunos. A fundamentação teórica apresenta três grande temas empreendedorismo, a aprendizagem sem fronteiras e Tecnologias da Informação e Comunicação. Do ponto de vista teórico metodológico, a pesquisa será a quali-quanti, complementada com levantamento de fontes estatísticas e bibibliográficas, estabelecendo aportes teóricos sobre empreendedorismo, TIC, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade e educação universitária. Os principais resultados foram significativos pois conseguimos conhecer o entendimento dos estudantes sobre o conceito do que seja empreendedorismo e interdisciplinaridade, quais as questões didático pedagógicas que impactam no ensino de empreendedorismo. Paralelamente, conseguimos, também, levantar a percepção dos jovens pesquisados sobre como a tecnologia da comunicação e informação, e como a mesma pode ser utilizada: como recurso didático para potencializar o aprendizado, para a resolução de problemas sociais, servir para a integração de projetos entre as disciplinas e promover a integração entre professores e alunos. Demarcamos a necessidade de repensar o ensino do empreendedorismo na PUCRS como um processo que vai além do disciplinar e que pode ser dinâmico e interdisciplinar e conectado para a resolução de problemas da comunidade e sociedade. Para isso sugerimos como inovação pedagógica o Projeto Desafios Inovação e Impacto Social onde utiliza-se, de forma estratégica, a tecnologia da informação e comunicação para auxliar nessa virada de chave.
Entrepreneurship is growing more and more in the contemporary society especially in Brazilian universities. This research project will aim to research in 2015/2017 as the Information and Communication Technologies ICT can ennhance the Interdisciplinary entrepreneursshio in PUCRS. From a methodological theoretical point of view, the reserach wil be qualitative and quantitative, complemented with a statistics survey and literature sources, establishing theoretical contributions about entrepreneurship, ICT, transdisciplinariesdade and university education. The theoretical foundation presents three major themes of entrepreneurship, learning without frontiers and Information and Communication Technologies. From a theoretical and methodological point of view, the research will be the quali-quanti, complemented by a survey of statistical and bibliographical sources, establishing theoretical contributions on entrepreneurship, TIC, interdisciplinarity, transdisciplinarity and university education. The main results were significant because we were able to know the students' understanding of the concept of what is entrepreneurship and interdisciplinarity, what pedagogical didactic issues that impact the teaching of entrepreneurship. At the same time, we also managed to raise the perception of the young people surveyed about how communication and information technology can be used: as a didactic resource to enhance learning, to solve social problems, and to integrate projects between disciplines and promote integration between teachers and students. We underscore the need to rethink the teaching of entrepreneurship at PUCRS as a process that goes beyond disciplinary and that can be dynamic and interdisciplinary and connected to solving problems of community and society. For this we suggest as pedagogical innovation the Project Challenges Innovation and Social Impact where strategically the information and communication technology is used to help in this key turn.
Descrição
Tese de Doutoramento em Ciências da Educação
Palavras-chave
Educação , Empreendedorismo , Interdisciplinaridade , Transdisciplinaridade , Universidade , TIC
Citação