Relatório da prática de Ensino Supervisionado

Data
2019-04-18
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente relatório pretende expor o trabalho efetuado ao longo do nosso estágio curricular, que se desenvolveu na Escola Secundária de Morgado de Mateus, no ano letivo de 2017/2018. O núcleo de estágio da respetiva instituição educativa foi constituído por quatro alunos, finalistas do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, tendo um orientador que sempre acompanhou todo o trabalho realizado ao longo do ano, procurando sempre potenciar o nosso desenvolvimento contínuo e integral. Através deste relatório final, iremos apresentar as diversas tarefas que realizamos durante este ano letivo, e que se encontram definidas nas linhas programáticas do estágio pedagógico. Todas estas tarefas contribuíram para a nossa formação como futuros docentes, e o conjunto de competências que adquirimos com essas tarefas serão expressas no decorrer do mesmo. A intenção deste relatório é descrever e refletir sobre as atividades desenvolvidas ao longo do ano, pretendendo-se realizar uma avaliação de todo o trabalho desenvolvido e os conhecimentos dele derivado, ao descrever e analisar criticamente as dimensões nele referidas. As principais competências profissionais a desenvolver enquanto professores estagiários são: a organização e gestão do processo de ensino-aprendizagem, a realização e a avaliação. O conhecimento adquirido, as dificuldades sentidas, o impacto do estágio na realidade escolar e a análise e perspetiva da formação inicial e contínua foram também abordadas de uma forma crítica e reflexiva. É necessário manter bem presente que o processo de ensino aprendizagem deve ser mútuo não se esgotando simplesmente na transmissão de conhecimento por parte do professor, mas deve sim procurar o diálogo, diálogo este que se espera ser presença assídua no espaço de aula.
This report aims to expose the work performed along our curricular, which developed in the Escola Secundária de Morgado de Mateus, in the academic year of 2017/2018. The core stage of their educational institution was constituted by four students, finalists of the Masters Degree in the teaching of physical education in primary and secondary teaching, having a mentor who has always accompanied all the work done throughout the school year, always striving to enhance our continuous development and integral. Through this final report, we will present the various tasks that we do this school year, and which are laid down in the guidelines of the educational stage. All of these tasks have contributed to our training as future teachers, and the set of skills that we acquire with these tasks shall be expressed in the course of the report. The intent of this report is to describe and reflect on the activities developed along the years, intending to undertake an assessment of all the work and knowledge derived, to describe and critically analyze the dimensions referred to therein. The main professional skills to develop as a trainee teachers are: the organization and management of the teaching-learning process, implementation and evaluation. The knowledge acquired, the difficulties experienced, the impact of the internship in school reality and the analysis and perspective of initial and continuing training were also addressed a critical and reflexive manner. It is necessary to keep in mind that the teaching-learning process must be recognition not simply exhausting in the transmission of knowledge by the teacher, but must rather seek dialog, a dialog that is expected to be assiduous presence in the classroom.
Descrição
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
educação física , estágio pedagógico , ensino-aprendizagem , formação de professores
Citação