Relatório de estágio - prática de ensino supervisionada

Data
2019-04-09
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente relatório está inserido na Unidade Curricular – Estágio, integrada no plano de estudos do 2º ano, do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Este é patenteado como um dos requisitos para a aquisição do grau de Mestre, tendo como objetivo a descrição de todo o processo de evolução das competências para o desempenho docente em Educação Física (EF), no decorrer do ano letivo de 2017/2018, em particular. Este detém ainda como propósito a realização de uma reflexão acerca da intervenção em todas as áreas inerentes à prática profissional, em geral, estimulando a eficácia nos vários domínios dos saberes, como sejam a açãoinvestigação, a cogitação, a tomada de decisão, a gestão de conflitos e a permanente atualização e adaptação ao meio, permitindo uma melhoria sistemática na área de intervenção. No que respeita ao Estágio Pedagógico (EP), este foi realizado na escola Secundária Morgado de Mateus, situada em Vila Real, com a supervisão pedagógica do Professor Orientador (PO) Carlos Pires e pelo Supervisor da Universidade, José Vilaça. Assim, com o desígnio de relatar o trabalho efetuado ao longo deste percurso, o documento está estruturado num capítulo único, que contém toda a informação relevante. Representando, assim, uma reflexão crítica que se traduz numa autocrítica, com o intuito de raciocinar e/ou refletir relativamente a todos os aspetos e culminá-los em mais valias futuras para o processo de evolução na carreira de docente. Em suma, com o desfecho deste documento, posso citar que todo este processo me permitiu uma evolução didática diária gradual e positiva, relativamente ao meu decurso enquanto docente, sem desprezar ou esquecer o motivo pelo qual somos líderes, o sucesso escolar e a superação de todos os discentes. (PES) -
This report is part of the Curricular Unit – Internship, integrated in the study plan of the 2nd year, 2nd cycle of studies in the Master of Teaching Physical Education of Basic and Secondary Education, of the University of Trás-os-Montes and Alto Douro (UTAD). This is patented as one of the requirements for the acquisition of the Master degree, aiming at describing the entire process of evolution of the competences for the teaching performance in Physical Education (PE), during the academic year 2017/2018, this current year. It also aims to carry out the reflection about intervention in all areas inherent to professional practice, in general, thus stimulating effectiveness in the various fields of knowledge, such as action-research, cogitation, decision-making, conflict management and permanent updating and adaptation to the environment, allowing a systematic improvement in the area of intervention. The Pedagogical Internship (PI) was held at the Morgado de Mateus Secondary School, located in Vila Real, under the pedagogical supervision of Carlos Pires and the Supervisor of the University, José Vilaça. Thus, with the purpose of reporting the work carried out along this route, the document is structured in a single chapter, which contains all relevant information. This represents a critical reflection, which translates into a self-criticism, in order to reason and/or reflect on all aspects and culminate them in future, for the evolution process in the teaching career. In conclusion, with the outcome of this document, I can cite that this whole process allowed me a gradual and positive daily didactic evolution, in relation to my work as a teacher, without neglecting or forgetting why we are leaders, school success and overcoming all the students.
Descrição
Palavras-chave
Estágio Pedagógico , Educação Física
Citação