A direção de comunicação e as estratégias do FC Porto

Data
2019-04-08
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
As direções de comunicação dos clubes de futebol são cada vez mais um assunto em voga nos temas dos órgãos de comunicação social. Estes departamentos têm assumido nos anos mais recentes do século XXI um nível de preponderância infindável e são, muitas vezes, os principais veículos de propagação da mensagem de um clube de futebol para o exterior. Esta investigação tem dois principais objetivos. Primeiro, pretende-se através da revisão da literatura, perceber as funções inerentes à direção de comunicação e de todos os conceitos que estão intimamente ligados a este tema. E em segunda instância é propósito do estudo perceber se os media têm influência nas estratégias comunicacionais que o FC Porto utiliza. No estudo, aplicou-se técnicas qualitativas e quantitativas. A nível qualitativo, escolheu-se realizar entrevistas a jornalistas e também a elementos da comunicação do FC Porto. Por outro lado, recorreu-se a técnicas quantitativas através da aplicação de um questionário. Do presente trabalho faz ainda parte uma descrição das atividades desenvolvidas durante o período de estágio no Departamento de Comunicação do FC Porto
The football club’s communication directions are increasingly a hot topic in the media. These departments have assumed in the recent years of the 21st century an unprecedented level of preponderance and are often the main vehicles for spreading the message of a football club abroad. This research has two main objectives. First, it is intended through the literature review, to perceive the inherent functions of the communication direction and of all the concepts that are closely related to this theme. In second instance the purpose of the study is to understand if the media have influence on the communication strategies that FC Porto uses. In the study, qualitative and quantitative techniques were applied. At the qualitative level, it was decided to conduct interviews with journalists and also elements of FC Porto's communication. On the other hand, quantitative techniques were used through the application of a questionnaire. The present work also includes a description of the activities developed during the internship period in the Communication Department of FC Porto.
Descrição
Relatório de Estágio em Mestrado em Ciências da Comunicação
Palavras-chave
Comunicação , Futebol , Direção de Comunicação , FC Porto
Citação