Relatório da prática de ensino supervisionada

Data
2019-04-11
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente documento visa fazer referência ao estágio que se realizou no ano letivo 2017/2018 na Escola Secundária Morgado Mateus, com o objetivo de incluir de forma minuciosa todo o trabalho que foi desenvolvido como estagiário de Educação Física. O mencionado relatório de estágio para além de apresentar toda a atividade desenvolvida pelo docente ao longo do ano letivo, também tem como objetivo a reflexão crítica sobre toda a experiência pedagógica e pessoal em todo o contexto escolar. A prática do ensino supervisionado sem dúvida que foi um grande período de experiência, onde o professor estagiário tem a oportunidade de colocar em prática todo o seu conhecimento adquirido na sua formação base. A presença, a colaboração e a orientação do professor José Pires foi essencial para todo o meu processo de evolução, uma vez que desde logo me atribuiu durante todo o ano letivo uma turma do ensino secundário que estava sobre a minha responsabilidade. Desta forma, numa primeira fase será realizada uma pequena introdução, seguida por uma exposição da minha experiência pessoal. Numa segunda fase, serão referidos o contexto e o local de estágio, que inclui a caracterização da escola, todos os recursos que a mesma dispõe e o departamento de Educação Física. Numa terceira fase, será abordada a prática profissional, incluindo todo o processo da parte prática. Ainda serão abordadas todas as atividades em que participei e auxiliei ao longo de todo o ano escolar. Por fim, será realizada uma reflexão crítica sobre todo o trabalho desenvolvido e a experiência e aprendizagem que consegui retirar ao longo de todo este processo.
This document intends to make reference to the internship that takes place in the 2017/2018 school year at Morgado Mateus Secondary School, in order to include in detail all the work that has developed as a trainee of physical education. The latest report, in addition to all the research developed by the teacher during the school year, also has a critical analysis of the whole pedagogical and personal experience in the whole school context. The practice of supervised teaching was undoubtedly a great period of experience, where the trainee teacher has an opportunity to obtain all the knowledge acquired in its training base. The presence, collaboration and guidance of Professor José Pires was essential for the whole process of evolution, since he assigned me all the way through the entire academic year to high school that was on my responsibility. In this way, the first phase is a recent introduction, followed by an exposition of my personal experience. The second phase was developed in the context and place of internship, which includes a characterization of the school, all resources in the same way and the department of physical education. A third phase would be approached as a professional practice, including the whole and the process of the practical part. In the last point, all the activities that participated and helped throughout the school year were discussed. Finally, a critical analysis will be carried out on all the work developed and an experience and learning that will be possible throughout the whole process
Descrição
2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
educação física , ensino-aprendizagem , ensino supervisionado
Citação