Relatório da prática de ensino supervisionada

Data
2019-05-08
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente relatório tem como objetivo descrever todas as atividades realizadas ao longo do Estágio Pedagógico realizado no Colégio da Via-Sacra, em Viseu, no ano letivo de 2017/2018, sob a supervisão Do Professor Orientador Ricardo Andrade e pela Orientadora da Universidade Isabel Gomes. No sentido de desenvolver uma melhor leitura e compreensão, o relatório está organizado em cinco capítulos na parte fundamental, seguindo uma sequência lógica, sistematizada e contextualizada com o processo de ensinoaprendizagem. O primeiro capítulo contempla o enquadramento biográfico onde está inserido o enquadramento pessoal e as expetativas iniciais do estágio, descrevendo os aspetos pessoais como a escolha do curso, da escola e o que esperamos do estágio e da atividade enquanto docente. Em relação ao capítulo seguinte, este faz referência ao enquadramento institucional, com o intuito de percebermos o contexto de estágio relativamente à escola, ao departamento de Educação Física, às turmas e ao respetivo estudo de turma. Por sua vez, o terceiro é a parte essencial do estágio, onde descreve todo o trabalho realizado nas turmas. Neste ponto destaca-se as análises reflexivas sobre a prática pedagógica ao nível do planeamento, realização e avaliação, as dificuldades sentidas e a forma de resolução. Relativamente ao penúltimo capítulo, este refere-se às atividades desenvolvidas pelo departamento de Educação Física, onde o professor estagiário participou ativamente nas tarefas que lhe eram impostas, efetuando uma reflexão crítica sobre todo o processo. O último capítulo, reflexão crítica do estágio, é um balanço de todo o ano de estágio, fazendo referência aos aspetos bons e menos bons e de que forma contribuíram para a aquisição de competências para o futuro.
The purpose of this report is to describe all the activities carried out during the Pedagogical Internship performed at the Colégio da Via-Sacra in Viseu, in the in the 2017/2018 school year, under the supervision of Professor Ricardo Andrade and the Advisor of the University Isabel Gomes In order to develop a better reading and understanding, the report is organized in five chapters in the fundamental part, following a logical sequence, systematized and contextualized with the teaching-learning process. The first chapter contemplates the biographical framework where the personal framework and the initial expectations of the internship are inserted, describing the personal aspects such as the choice of the course, the school and what we expect from the internship and the activity as a teacher. In relation to the next chapter, this one refers to the institutional framework, with the intention of perceiving the context of internship relatively to the school, the Physical Education Department, the classes and the own class study. In turn, the third chapter is the essential part of the internship, where is describes all the work done in the classes. In this point the reflexive analyzes on the pedagogical practice in the planning, realization and evaluation level, the difficulties felt and the form of resolution. Regarding the penultimate chapter, this refers to the activities developed by the Department of Physical Education, where the trainee teacher participated actively in the tasks that were imposed, making a critical reflection on the whole process. The last chapter, critical reflection of the internship, is a balance of the entire internship year, referring to the good and less good aspects and how they contributed to the acquisition of skills for the future.
Descrição
2º Ciclo em Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Educação Física , Prática Reflexiva
Citação