O impacto das notas obtidas na disciplina de Educação Física na média global dos alunos do 3ºciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário

Data
2018-02-07
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O impacto das notas obtidas na disciplina de Educação Física na média global dos alunos do 3ºciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário Este estudo teve como principal propósito, analisar as notas obtidas dos alunos do 3.ºciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário das escolas públicas da ilha Terceira no ano letivo 2016-2017, com especial atenção na disciplina de Educação Física, bem como examinar a relação destas com as diferentes variáveis: género, ano de escolaridade, escola e curso científico-humanístico. Para o efeito, foram examinados 2616 alunos, desde o ensino básico ao ensino secundário, sendo 1467 do ensino básico e 1149 do ensino secundário. Para o estudo, foram retirados os alunos que não apresentavam nota na disciplina de Educação Física, passando para uma amostra de 1457 alunos no ensino básico e 916 alunos no ensino secundário. O objetivo do estudo centrou-se na comparação da média aritmética dos alunos incluindo a disciplina de Educação Física e a média aritmética dos alunos excluindo a disciplina de Educação Física. Os resultados mostraram que houve diferenças significativas em todas as variáveis no ensino secundário e na variável género no ensino básico. Contudo, apesar das diferenças verificadas, em todas as variáveis, tanto no ensino básico como no ensino secundário, a disciplina de Educação Física aumentou a média aritmética dos alunos. No caso da variável género, é no sexo masculino que a EF aumenta mais a média. No que diz respeito às escolas, é na escola BS Jerónimo de Andrade que se verifica o maior aumento na média aritmética com a nota de EF, e em contrapartida é na escola BI da Praia da Vitória que se verifica um menor aumento na média aritmética dos alunos. Na variável ano de escolaridade, verifica-se um aumento maior da média aritmética com a EF no ensino secundário, com o décimo primeiro ano a apresentar o valor mais alto. Em contrapartida, é o sétimo ano que apresenta o valor mais baixo no aumento da média aritmética.
The impact of grades obtained in the discipline of Physical Education in the global average of students of the 3rd cycle of Basic Education and Secondary Education The main purpose of this study was to analyze the grades obtained from the students of the 3rd cycle of Basic Education and Secondary Education of the public schools of Terceira Island in the academic year 2016-2017, with special attention in the Physical Education discipline, as well as to examine the relationship with the different variables: gender, year of schooling, school and scientific-humanistic course. For this purpose, 2616 pupils were examined, from elementary to secondary education, 1467 of primary education and 1149 of secondary education. For the study, the students who did not present a grade in Physical Education were withdrawn, passing to a sample of 1457 students in primary education and 916 students in secondary education. The objective of the study was to compare the arithmetic mean of the students including the Physical Education discipline and the arithmetic mean of the students excluding the Physical Education discipline. The results showed that there were significant differences in all variables in secondary education and in the gender variable in basic education. However, in spite of the differences observed, in all variables, both in basic education and upper secondary education, the discipline of Physical Education increased the students' arithmetic mean. In the case of the gender variable, it is in the male sex that the EF increases more than the average. With regard to schools, it is in the BS Jerónimo de Andrade school that there is the highest increase in the arithmetic average with the EF grade, and in contrast it is in the BI school of Praia da Vitória that there is a smaller increase in the arithmetic mean of the students. In the variable year of schooling, there is a larger increase of the arithmetic mean with the EF in secondary education, with the eleventh year presenting the highest value. On the other hand, it is the seventh year that presents the lowest value in the increase of the arithmetic mean.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Média aritmética , Educação Física
Citação