A influência do Comportamento Inovador e dos Suportes de Gestão e Organizacional na Inovação numa Unidade Local de Saúde

Data
2019-11-13
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Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
Contexto: O recurso à Inovação tem-se revelado fundamental na promoção dos cuidados de Saúde e na consequente melhoria da qualidade de vida. A inovação na saúde é relacionada com as tecnologias assistenciais, mas são os colaboradores que fazem a diferença. Para tal acontecer, é necessário desenvolver comportamentos inovadores, incentivá-los, fazê-los sentir que fazem parte da organização e das estratégias. Objetivo: O objetivo geral da investigação é identificar o tipo de relações existentes entre o comportamento inovador e os suportes de gestão e organizacional na inovação. Como objetivos específicos pretendemos analisar a perceção que os colaboradores têm do suportes de gestão e organizacional; caracterizar o comportamento inovador dos colaboradores; averiguar a influência dos suportes de gestão e organizacional no comportamento inovador e identificar quais as variáveis sociodemográficas e profissionais que influenciam o comportamento inovador. Metodologia: Para a realização deste trabalho, usamos uma metodologia de abordagem quantitativa, com recurso a questionários em papel, dirigidos aos colaboradores de todas as categorias profissionais da (ULS), Médicos, Enfermeiros, Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica, Técnicos Superiores, Técnicos Superiores de Saúde, Assistentes Técnicos e Assistentes Operacionais. A amostra do estudo é constituída por 710 colaboradores. O tratamento estatístico foi processado com software Amos (v.21, SPSS INc, Chicago, IL). Para tratamento e análise dados foram utilizadas técnicas da estatística descritiva e inferencial. Resultados/Conclusão: Confirma-se que o suportes de gestão e organizacional influenciam o comportamento inovador e a inovação, bem como o comportamento inovador influencia a inovação. Nas variáveis sociodemográficas identifica-se a idade como inflluência da inovação e nas variáveis profissionais identifica-se o ensino superior na inflluência do comportamento inovador. Originalidade/Valor: Por norma encontramos estudos restritos a determinadas categorias profissionais, nomeadamente na enfermagem. Este estudo através da inserção de todas as categorias profissionais contribuíu de forma mais abrangente para o estudo da inovação numa ULS.
Context: The use of innovation has been fundamental in the promotion of healthcare and in the consequent improvement of the quality of life. Health innovation is related to healthcare technologies, but it is the employees who make the difference. For this to happen, it is necessary to develop innovative behaviors, to encourage them, to make them feel that they are part of the organization and the strategies. Objective: The overall objective of this research is to identify the type of relationships that exist between innovative behavior and management and organizational supports in innovation. As specific objectives we intend to analyze the perception that employees have of management and organizational supports; characterize the innovative behavior of employees; investigate the influence of management and organizational supports in the IC and identify which sociodemographic and professional variables influence the innovative behavior. Methodology: In order to carry out this work, we used a methodology of quantitative approach, using paper questionnaires, addressed to employees of all professional categories of the (ULS), Doctors, Nurses, Senior Diagnostic and Therapeutic Technicians, Superiors, Senior Health Technicians, Technical Assistants and Operational Assistants. The sample of the study is made up of 710 employees. The statistical was processed with Amos software (v.21, SPSS INc, Chicago, IL). For dat a processing and analysis descriptive and inferential statistics techniques were used. Results/Conclusion: It is confirmed that Management and organizational supports influence Innovative Behavior and Innovation, as well as Innovative Behavior influences Innovation. In sociodemographic variables, age is identified as the influence of innovation and in professional variables, higher education is identified in the influence of innovative behavior. Originality/Value: Normally we find studies restricted to certain professional categories, namely in nursing. This study through the insertion of all professional categories contributed more broadly to the study of innovation in a ULS.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Gestão dos Serviços de Saúde –
Palavras-chave
Comportamento inovador , Suporte de gestão
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