A História e as histórias da matemática: uma experiência de ensino na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico

Data
2019-12-02
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Resumo
A matemática é considerada como uma ciência do raciocínio lógico, cujas manifestações são bem visíveis no dia-a-dia de todos os indivíduos. Em contexto escolar reduzir a aprendizagem de conceitos matemáticos à mera resolução de exercícios retira o desafio inerente a uma aula e conduz à desmotivação das crianças/alunos e consideramos que deve ser dada relevância à História da Matemática e às histórias com Matemática complementando e motivando as crianças/alunos. O educador/professor deve elaborar e implementar estratégias que incluam atividades criativas, apelativas e enriquecedoras com as quais a criança/aluno sinta prazer em aprender. Através destas atividades a criança/aluno gostará mais dos conteúdos matemáticos pois terá uma perspetiva mais prática e lúdica e não uma ideia tão teórica e complexa, como, por vezes, é sentida por muitos. Apresentamos neste trabalho as atividades desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES) em Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), de acordo com esta perspetiva, assim como algumas propostas que poderão ser implementadas nestes contextos. Tendo em conta a faixa etária do grupo/turma que nos foi atribuído optámos por dar mais ênfase às histórias com matemática do que à História da Matemática. Por observação direta das crianças/alunos constatámos que mostraram entusiasmo e com vontade de aprender mais, solicitando, insistentemente, mais histórias e indicando personagens que queriam ver retratados.
Mathematics is considered as a science of logical reasoning, whose manifestations are very visible in the daily lives of all individuals. In the school context reducing learning of mathematical concepts to mere exercise solving removes the challenge inherent in a class and leads to the demotivation of children/students and we consider that relevance should be given to the history of mathematics and to stories with mathematics complementing and motivating children/students. The educator/teacher must develop and implement strategies that include creative, engaging and enriching activities with which the child / student is happy to learn. Through these activities, pupils will enjoy the mathematical content better because it will have a more practical and playful perspective and not such a theoretical and complex idea, as is sometimes felt by many. In this work, we present the activities developed during the Supervised Teaching Practice in Preschool Education and in the 1st Cycle of Basic Education, according to this perspective, as well as some proposals that may be implemented in these contexts. Given the age group / class assigned to us, we chose to put more emphasis on math stories than on the history of mathematics. Upon direct observation of pupils we found that they showed enthusiasm and willingness to learn more, insistently requesting more stories and indicating characters they wanted to see portrayed.
Descrição
Relatório Final de Prática de Ensino Supervisionda no 2.º Ciclo em Educação PréEscolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
Palavras-chave
História da Matemática , experiência de ensino
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